A área de comunicação, principalmente o marketing, é um labirinto de conhecimentos.Ela nos permite conhecer pessoas, experimentar sensações exóticas e sentidos contrários. Enganam-se as pessoas que se aventuram nessa área sem conhecer o mínimo sobre o mercado. É como ir embarcar para a Machu Picchu e regiões do Vale Sagrado sem tomar o Soroche (remédio contra os efeitos causados pela altitude). Você estará onde sempre sonhou, mas os efeitos contrários podem tornar sua jornada muito desagradável. No âmbito da comunicação, não é diferente. É preciso conhecimento, persistência, feeling. E aí entro no mérito da questão: como nasce uma ideia?
Antes de qualquer ideia com pó de piripimpim, é necessário analisar números. Sim, você entendeu muito bem: esses algoritmos são a nossa bússola. Sem os gráficos, porcentagens e estatísticas não tem como achar o fio no novelo para tramar a ideia para a campanha de sucesso. Está aí mais uma vírgula para os aventureiros da área de comunicação que escolhem essa profissão por não gostarem de matemática (!).
É necessário traçar um mapa, saber onde pisamos, como é a métrica do comportamento do nosso público. O que foi feito e os resultados anteriores.
Após traçar o norte da sua campanha, chegou a hora dos devaneios, esvaziar a cabeça e iniciar o brainstorm, a parte gostosa que todos conhecem e muitos acreditam ser o ponto inicial. Para o êxtase dessa viagem é proibido censurar. Todas as ideias são aceitas: vale um café, uma cerveja, uma mesa de bar. De repente opiniões se fundem, são inseridos detalhes, e está aí o embrião de uma ideia.
Embrião, porque entraremos em uma nova etapa: será que conseguiremos encaixar tudo isso no budge do cliente? Pois é, lá vem eles de novo, os números, os fiéis companheiros das ideias perfeitas, que precisamos conhecer, persistir e encontrar a saída neste labirinto de conhecimentos!
Formada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, já realizou diversos cursos na segmentação criativa como design, criação e produção, e já trabalhou na maioria das áreas relacionadas ao Marketing. Na agência, trabalha na Direção de Arte, na criação dos layouts dos sites, das artes online e off-line dos clientes, e orientação a todo o processo criativo desenvolvido na agência. A io! comunica trouxe muito conhecimento, apresentou novos campos na área, e lhe deu a possibilidade de utilizar a cultura e natureza, que tanto admira, nos trabalhos que desenvolve. Aproveita a vida pessoal para arriscar em outros campos da arte, como aquarela e papel machê, entre outros. Usa a #EstratégiaCriativa com inovação, buscando os trabalhos que já realizou como inspiração para os novos projetos.