E o mood Barbie Core chegou na io! também!
Com o hype lá nas alturas por conta do filme live action da boneca mais amada do mundo, por onde se olha temos Barbie, tanto no online quanto no offline!
Apesar de estar super em alta neste momento, a Barbie já faz parte da nossa vida faz tempo! A Mattel, uma empresa americana, a criou em 1959, então a nossa queridinha já tem mais de 60 anos!
E como é que a Barbie se manteve relevante até hoje?
É o que vamos abordar neste conteúdo.
A Mattel desde o início teve uma estratégia visionária, fazendo com que a sua boneca fosse mais que um brinquedo, ela era um símbolo e conforme o tempo passava, eles ouviam as pessoas e criavam bonecas (e bonecos) de todas as cores, estilos, raças e até profissões diferentes e inusitadas.
Com as animações apresentando todas as características das Barbies diferentes, ela caiu na graça de todas as idades e se transformou em um ícone pop!
A Mattel montou uma estratégia incrível para acompanhar o lançamento do live action:
Co-Branding
Vários produtos estão sendo lançados em collab com a Barbie, licenciados pela Mattel.
A Riachuelo, por exemplo, lançou uma coleção enorme da Barbie com roupas para adultos e crianças, além de acessórios como squeeze e necessaire.
O Burguer King trouxe um combo especial com direito a Batata do Ken e até Shake da Barbie.
A Piccadilly criou uma coleção de sapatos com edição limitada.
Muitos produtos estão sendo lançados e essas marcas associadas vão ganhar valor de mercado principalmente por conta do hype do live action.
Fazendo uma busca no Google Trends apenas do ano de 2023, veja no gráfico o quanto a busca pelo termo Barbie cresceu nos últimos dias!
Interatividade – IA
Um filtro com uma inteligência artificial que transforma a sua foto em um pôster do filme da Barbie também fez sucesso nas mídias sociais! Estamos falando sobre o Barbie Selfie Generator! Você coloca a sua foto e a IA faz o resto!
Crie o seu pôster Barbie aqui: https://www.barbieselfie.ai/br/
No Instagram você também pode usar o filtro nos stories, basta procurar por “Barbie”.
Construção de Marca
A Mattel soube com o passar do tempo se manter atualizada porque foi muito visionária desde sempre! Nos anos 90 tínhamos já Barbie diferentes: loira, morena, grávida… e o mesmo para o Ken até com versão pai de família! Mas ela não se contentou em ser apenas um brinquedo, ela aderiu à outros mercados licenciando animações, itens de papelaria, mochilas, sapatos, maquiagens…e recentemente o CEO da Mattel disse a revista TIME, que existe a possibilidade de lançar mais filmes de live action, com o intuito de que se tornem eventos culturais.
Assim como o Mauricio de Souza, a Mattel percebeu o poder do licenciamento e fortaleceu a sua marca com essa estratégia desde então.
Marketing de Relacionamento
E a estratégia se voltou para todas as idades!
A criança que brincava de Barbie cresceu e hoje quer ter um sapato de salto alto igual ao da sua boneca da infância!
A Barbie mostrava para aquela menina que ela podia ter um carro maneiro, uma casa linda… ela podia ser a protagonista da sua própria história e serviu assim de inspiração para que muitas mulheres crescessem empoderadas!
E como diria Érico Borgo (Huuro – ex Omelete): “Eu sou fã, eu quero service!”
Quem não gostaria de passear no carro da Barbie, ou quem sabe visitar a Mansão da Barbie?
Agora você pode! Para aproveitar o hype do live action, até dia 10 de Setembro, os fãs da Barbie podem visitar a Casa da Barbie no JK Iguatemi em São Paulo!
São mais de 650m²! Durante a experiência, o fã pode explorar a mansão rosa da Barbie, visitar os cômodos, conhecer o seu guarda roupas estiloso e aproveitar vários ambientes instagramáveis!
Barbie Dreamhouse Experience é puro fan service!
Quem aí já está com o mood Barbie pronto pra ir?
Para encerrar, uma mensagem da Barbie para vocês:
“Você pode, acredite! Ser o que quiser, é disso que gostamos!”
(Barbie Dreamhouse Adventures – Tema de Abertura)
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