A tecnologia vem possibilitando feitos nunca imaginados antes, e isso também se estende às empresas e negócios, especificamente às marcas. A era digital tomou conta de praticamente todos os nichos atuantes na sociedade. Hoje conseguimos fazer tudo por dispositivos móveis, assistir filmes, pagar contas, fazer compras, marcar consultas… muitas vezes por meio de redes sociais. E através do marketing digital, é possível a coleta de dados que auxiliam em melhoramentos e na comunicação entre empresa e cliente; é muito importante valorizar a rede de clientes, pois eles estão dinamicamente conectados, e influenciam-se por meio do “marketing boca-a-boca” moldando assim a reputação e avaliação da marca.
As diferenças das plataformas
As redes sociais são as principais formas de relacionamento entre os clientes, é um meio de criar um vínculo possibilitando um melhor entendimento dos desejos desse consumidor, e o que ele espera da marca, podendo assim oferecer produtos e serviços relevantes que atinjam a satisfação do cliente. Essas plataformas são divididas entre redes sociais “horizontais” e “verticais”. As redes horizontais podem ser consideradas aquelas nas quais o público tem acesso ilimitado ao seu conteúdo, sendo um público diversificado e vasto, normalmente com linguagens acessíveis e informais, exemplos: Facebook, Twitter e Instagram. As redes verticais são aquelas que contam com um conteúdo mais específico, e com um público mais restrito, com interesses em comum, a linguagem é mais técnica e formal, um exemplo é o LinkedIn.
É de extrema importância saber a linguagem correta e apropriada para o determinado público no qual está se direcionando a palavra, o uso de memes e emojis também devem ser ponderados, se eles fazem sentido no que está sendo dito, ou no produto oferecido; uma comunicação adequada é imprescindível para um relacionamento assertivo com os clientes.
Segundo estatísticas, cerca de 79% dos brasileiros são ativos em alguma rede social, por isso é muito importante estar presente onde seu público-alvo está, sem contar que as redes sociais auxiliam nos resultados obtidos, seja no engajamento, no número de vendas ou de seguidores, estar presente nas redes sociais é indispensável. Por isso é muito importante se atentar ao tipo de conteúdo e linguagem utilizados, é preciso saber filtrar se o público-alvo irá se identificar com o que está sendo oferecido. Outro ponto muito importante, é criar a persona que a marca gostaria de alcançar em suas redes; a persona é a personificação do público-alvo da marca, ou seja é o perfil de um consumidor relevante, com características e comportamentos reais, de seus compradores. Com a persona, é possível segmentar o público-alvo, fazendo com que o conteúdo seja relevante para as pessoas que tem a intenção de consumi-lo.
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Graduada em Logística pela universidade Anhembi Morumbi, e atualmente cursando Design de Moda na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Jundiaí (ESAMC) e Pós- Graduação em Comunicação, Marca e Consumo na universidade Anhembi Morumbi.