Gratuito e de fácil utilização, o aplicativo permite que paulistanos registrem ocorrências relacionadas a iluminação pública; em breve, outras áreas da cidade serão incluídas
Em uma época em que os brasileiros têm praticado mais a cidadania e participado de manifestações, a população tem agora uma ferramenta efetiva para ajudá-la a melhorar a sociedade: o TakeVista, um aplicativo que surge na cidade de São Paulo como uma iniciativa organizada de participação popular para melhorar a Capital paulista e que ainda permite ao usuário saber o resultado de sua contribuição.
Utilizado pela Ilume (Departamento de Iluminação Pública), da Prefeitura de São Paulo, o aplicativo permite que as pessoas que baixarem-no fotografem, filmem ou gravem áudios para registrar ocorrências referentes a iluminação pública que encontrarem pela cidade. Após escolherem uma das três alternativas, os usuários devem utilizar a hashtag Iluminação Pública (#IluminacaoPublica) para que a solicitação seja automaticamente enviada ao Ilume. Após solucionar problemas, como lâmpadas acesas durante o dia ou fiação solta, o departamento envia uma mensagem ao solicitante para que este saiba que sua atitude não apenas foi conhecida como também considerada.
Somente nos primeiros três dias de funcionamento (de 31 de março a 2 de abril), o TakeVista teve cerca de 1000 novas instalações e 50 ocorrências registradas pelos paulistanos, cuja metade já foi atendida. O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas Windows Phone, que teve o maior número de instalações, com 55% de downloads; iPhone, que teve 25%; e Android, com 20%.
Carlos Almeida, sócio-proprietário e diretor de Desenvolvimento da Sisplus Tecnologia da Informação, empresa responsável pela criação do TakeVista, explica que o aplicativo começou a ser desenvolvido em meados de 2013 e, desde maio de 2014, o protótipo tem passado por testes. Em janeiro deste ano, a versão final foi concluída. “Percebemos uma oportunidade de melhoria em comum entre várias organizações, que é o atendimento ao cliente de maneira rápida e eficaz”, comenta. “A população ocupa um papel fundamental na solução dos problemas da nossa sociedade, então, o aplicativo foi desenvolvido para que as pessoas possam exercer sua cidadania e, consequentemente, ajudar os gestores públicos.”
Almeida ressalta ainda que o TakeVista é um importante parceiro do poder público e da iniciativa privada, uma vez que as organizações nem sempre têm equipe suficiente ou disponível para cuidar da fiscalização de seus produtos e serviços.
Etapas – Para quem quiser baixar o TakeVista gratuitamente, basta ter um smartphone em uma das seguintes plataformas: Windows Phone, iPhone e Android. No cadastro é necessário informar o nome, email, data de nascimento, sexo e criar uma senha.
Depois, ao deparar-se com problemas de iluminação pública em São Paulo, fotografe, filme ou grave um áudio de maneira que a ocorrência fique clara. Para ajudar a transmitir o material, o usuário pode descrever o problema. É imprescindível que a #IluminacaoPublica seja indicada, pois é por meio dela que o operador será notificado.
Não há necessidade de informar o endereço, pois o aplicativo grava as coordenadas geográficas do lugar em que foi utilizado.
#Dengue – Lançada no último dia 4, a hashtag #Dengue é válida para todo o Brasil. Os centros de Vigilância Sanitária estaduais, assim como os grupos de Vigilância Sanitária, são cadastrados como parceiros, a fim de que a população use o TakeVista para ajudar a combater o mosquito da dengue (Aedes aegypti). “Com o sucesso do aplicativo, continuaremos a expandir nossas parcerias pelo País todo, pois queremos fomentar e ajudar a desenvolver a cultura da participação popular entre os brasileiros”, ressalta Almeida.
Sisplus – A Sisplus Tecnologia da Informação é uma empresa de 23 anos que atua na área de AIDC (Automação da Identificação e Coleta de Dados). Localizada em Jundiaí (cidade a 60 quilômetros de São Paulo), a organização possui projetos de identificação automática e coleta de dados elaborados para comércio, indústrias e órgãos públicos. Alguns de seus clientes são a Spaipa S.A., Indústrias Todeschini, Itamaraty e Nutrella Alimentos.
Para saber mais, visite www.takevista.com / www.sisplus.com.br
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.