No mundo atual, podemos observar que as atenções se concentram cada vez mais para as novas tecnologias e para os novos meios de comunicação, afinal quem poderia imaginar que a possibilidade de videoconferência exibida no desenho animado “Jetsons” que retratava o ano de 2062, já seria amplamente utilizada em celulares por volta de 2014?
Porém, não são todos que possuem acesso a essas novas tecnologias de comunicação, principalmente no Brasil, onde temos diversos problemas sociais, o que dificulta o acesso das pessoas com baixa renda e onde os equipamentos para deficientes possuem um valor muito alto.
A inclusão digital se refere justamente a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso as tecnologias de informação e comunicação, estando relacionado à acessibilidade das pessoas e isso se torna muito importante, pois essas tecnologias podem trazer muitos benefícios a população, onde as pessoas poderiam se comunicar melhor, se qualificar profissionalmente, principalmente nos casos de jovens prestes a entrar no mercado de trabalho, realizar operações bancárias e compras online com facilidade e até mesmo denunciar problemas sociais.
Muitas vezes até existem computadores suficientes nas escolas de ensino fundamental e médio, que é onde as crianças, adolescentes e até mesmo os adultos devem receber cursos sobre tecnologia da informação, porém, na maioria dos casos não existe um planejamento correto para que isso aconteça, onde poderiam ser organizados até mesmos cursos gratuitos para aqueles que não frequentam mais a escola.
Pensando na possibilidade das famílias de baixa renda possuírem computadores em seus lares, deveriam ser criados programas para fornecer computadores e internet a um preço mais acessível e também programas para recondicionar computadores descartados por empresas e outras famílias, fornecendo-os para aqueles que não tem condições de adquirir tais equipamentos.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.