Para ter insights de diferentes segmentos é preciso muita criatividade e “pé no chão”. Para isso, é essencial ter conhecimento através de pesquisas e se atualizar constantemente, entendendo o cenário atual das mídias sociais e avaliando que tipo de conteúdo vale a pena investir para cada mídia.
No Social Media Week 2019, conferimos uma pesquisa realizadas pelo Instituto Qualibest sobre as mídias sociais no Brasil e vamos compartilhar com você.
As redes mais utilizadas:
93% Youtube
92% Facebook – Está deixando de ser seguida pelos mais jovens
83% Instagram – Desses, 89% são mulheres.
27% Pinterest
O que atrai em cada rede?
Fotos: Isso é algo que já trabalhamos constantemente com nossos clientes, um exemplo é o @drfabriciopandini, que experimentamos diversas estratégias e atualmente publicamos apenas fotos e vídeos.
Busca de Informações: Quem nunca usou uma hashtag para conhecer mais sobre algum segmento? Eu já!
Gosto pessoal
Bater papo: o Messenger é um dos maiores canais de comunicação do nosso cliente Dr. Fabrício Pandini. Por lá, é possível conversar com antigos, atuais e futuros pacientes. Já pensou em investir em algo semelhante na sua marca?
Informações de Interesse.
É onde as pessoas têm mais amigos.
Youtube – Rede de conteúdo.
Informações do interesse.
É mais divertida.
Normalmente as pessoas utilizam o Youtube para se informar ou se entreter, em momentos livres, de distração.
Curiosidades:
50% das pessoas usam o marketplace do Face – Viu que oportunidade incrível para ficar de olho na divulgação do seu produto?
Youtube é uma rede mais solitária, para entretenimento pessoal – Já pensou nisso antes de publicar seu conteúdo? Nós da Agência io! sempre pensamos!
Facebook é a rede que mais está diminuindo o acesso – Vamos “migrar” para o Insta?
O Youtube é a pior rede para anúncios, de acordo com usuários.
No Instagram as pessoas são menos preocupadas com privacidade, diferentemente do Facebook.
44% declaram que utilizam o banheiro para se atualizar das redes sociais – Olha aí a oportunidade de campanha!
87% das pessoas participam de grupos no Facebook – E isso é tão importante que já até criamos uma estratégia de marketing baseada nesta informação, veja aqui.
Facebook privilegia a interação. Instagram privilegia a exposição – Já sabe onde ficará o “catálogo” dos seus produtos, né?!
Vale a pena divulgar empresas nessas mídias?
Sem dúvidas!
No Instagram, 89% das pessoas seguem perfis de empresas e marcas. No Facebook, esse número é 80%.
E nós, como especialistas, podemos afirmar que as mídias sociais fazem total diferença nos resultados de uma marca, e isso você pode conferir em todos os textos aqui do site onde sempre apresentamos resultados significativos vindos das redes.
Espero ter te ajudado com insights para criação de novos conteúdos, há ainda mais informações sobre o Social Media Week em outros textos aqui do site. Confira!
Até a próxima! 😉
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.