Já contei aqui no blog que estivemos no Social Media Week, evento que ocorre em diferentes cidades do mundo, né?! Entre os diversos assuntos abordados, um dos mais procurados foi o e-commerce, afinal, esse modelo de venda já é responsável por 5% do varejo no Brasil.
O Alejandro Vázquez, fundador da Nuvemshop, maior ecossistema de lojas virtuais da América Latina, compartilhou algumas dicas curiosas do cenário atual desse tipo de comércio.
– O e-commerce é Mobile (75%)
Essa é uma característica que a Agência io! está atenta há anos. Os sites dos e-commerces que administramos são todos responsivos, melhorando a experiência do consumidor.
– O e-commerce é social (50% das visitas vêm das mídias sociais).
A maioria dos clientes das lojas online que administramos vêm também das mídias sociais. A Vinícola Castanho, por exemplo, tem um excelente relacionamento no Instagram, rede que está no topo de melhores resultados em vendas online.
– O e-commerce precisa ser um canal integrado (on e off).
Ter diferentes focos e tipos de comunicação não dá certo. A linguagem, atendimento e tipo de divulgação realizada na loja online precisa ter alinhamento com as vendas em PDV.
Outro ponto essencial citado pelo Alejandro e que nós também já desenvolvemos com nossos clientes é o envio de e-mkt. Esse tipo de estratégia é essencial para conversar com usuários que são potenciais clientes e não finalizaram uma compra. Como:
- Usuários que navegaram no site
Usuários que abandonaram o carrinho.
Usuários que já compraram.
Usuários que estão pesquisando sobre esse produto (para isso, nada como um SEO com descrições originais para conseguir acessos).
E mais do que isso: é essencial monitorar através de relatório esse comportamento para realizar possíveis mudanças no site e nas estratégias de divulgação.
Ficou curioso sobre como aplicamos isso na prática?
Temos diversos textos sobre e-commerce que você pode ver aqui!
Espero que tenha gostado das dicas!
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