Tudo começa em volta da mesa. O cliente vem com a proposta de reformulação de Brand e apresenta um storytelling da empresa.
Do outro lado o atendimento, planejamento e direção de arte já começam a transformar os detalhes fonéticos em iconografias inseridas nesse cenário.
Essa cena parece de um filme atual, correto? Errado. Está faltando o protagonista. VOCÊ, usuário da marca.
Hoje as novas marcas são construídas a partir da experiência das pessoas com ela. Esse novo conceito é chamado de UX Branding – User Experience Branding.
Já foi o tempo onde as marcas eram construídas através do seu histórico e tradição, com um grafismo traduzindo o peso da organização.
O que vemos hoje são marcas abertas que podem ser inseridas em qualquer cenário fazendo com que as pessoas se apropriem delas.
Um bom exemplo foi o logotipo criado pela Crama Design Estratégico em comemoração aos 450 anos do Rio. O texto da Renata Leite, do Mundo do Marketing, resume muito bem: “Nela, os algarismos que compõem a efeméride que será comemorada em 2015 formam um rosto estilizado. A partir daí, as pessoas são convidadas a intervirem, criando figuras únicas e próprias. A ideia é que a marca possa ser utilizada livremente por todos, inclusive pelas empresas”. Do Shopping Rio Sul, em Botafogo, Zona Sul do Rio, e até nas barracas de artesanato na Feira Hippie, em Ipanema. Bolsas vendidas no comércio de rua passaram a ter, entre suas estampas, a marca comemorativa estilizada com fuxicos e bordados.
E aqui na nossa terrinha Jundiaí, também temos um case de UX Branding. A Agência io! ganhou o desafio de apresentar a nova marca do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Jundiaí.
O resultado foi a mistura da hospitalidade dos quase 400 mil habitantes, com a natureza, a agricultura e o patrimônio histórico. As cores e grafismos se tornaram representativos que podem ser usados isolados ou em conjunto.
Múltiplo e único, conseguimos expressar o tamanho do sorriso do turismo de Jundiaí. E aí, aprovou? Posso mandar para o cliente?
O logotipo do COMTUR antes (esq) e depois 😉
Formada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, já realizou diversos cursos na segmentação criativa como design, criação e produção, e já trabalhou na maioria das áreas relacionadas ao Marketing. Na agência, trabalha na Direção de Arte, na criação dos layouts dos sites, das artes online e off-line dos clientes, e orientação a todo o processo criativo desenvolvido na agência. A io! comunica trouxe muito conhecimento, apresentou novos campos na área, e lhe deu a possibilidade de utilizar a cultura e natureza, que tanto admira, nos trabalhos que desenvolve. Aproveita a vida pessoal para arriscar em outros campos da arte, como aquarela e papel machê, entre outros. Usa a #EstratégiaCriativa com inovação, buscando os trabalhos que já realizou como inspiração para os novos projetos.