Exatos 30 anos de sua criação, o fenômeno TED TALKS terá sua conferência global na cidade do Rio de Janeiro em 2014. TED é uma organização sem fins lucrativos, que surgiu com a defesa de difundir “Ideias que Merecem ser Compartilhadas”, com o foco sobre Tecnologia, Entretenimento e Design, através de palestras com no máximo 18 minutos.
Hoje o TED possui subdivisões, como ted.com e o TEDx, por exemplos. Mas o encontro global é a grande oportunidade de encontrar nos intervalos comprando algum salgado, pessoas como Bill Gates, AL Gore, Bono ou Sebastião Salgado. Aliás, o fotógrafo foi o único brasileiro representante no ano passado (veja reportagem da Super Interessante), nos EUA. TED GLOBAL é, portanto, considerada a conferência mais importante para a classe criativa do mundo
Seu público é formado por pessoas de altos cargos de empresas de tecnologia, como Facebook, Microsoft e Google, CEOs, milionários, artistas, representantes de instituições renomadas.
Para participar, há uma seleção através de inscrições de pessoas as que são “líderes em seu campo e que podem contribuir com a comunidade TED por meio de sua energia, influência e conexões para mudar o mundo. Há também pessoas que preferem pagar US$ 15 mil ou mesmo US$ 125 mil, para serem “doadores” ou “patronos” do TED.
Para a edição brasileira, marcada para 6 de outubro, o custo de inscrição é de US$ 6 mil e o candidato a uma das vagas concorridas precisa responder questões como: “Se um amigo fosse descrever suas realizações em três frases, como seria?” ou “Conte nos algum feito que gostaria de compartilhar”.
O formato de TED se destaca pois o público tem até 18 minutos para fazer uma palestra sobre um tema a sua escolha, que ele considere uma ideia que merece ser compartilhada. Talvez, por isso, TED tem uma efeito impressionante, nas pessoas, com as palestras rápidas, às vezes menores do que cinco minutos, surpreendentes, inspiradoras, emocionantes.
Abaixo, um vídeo de Sherry Turkle, de 2012, sobre conectividade!
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduação em Administração em Marketing, é o diretor da agência io! comunica. Já fez diversos cursos de melhor desenvolvimento empresarial como Empretec e de especialização Google, e participou de eventos de marketing digital. Nos meios de comunicação, já passou por várias mídias como rádio, jornal, tv e revista. Na agência, trabalha com a área de Atendimento, e está em constante contato com os clientes, participa de todos os processos das campanhas, auxiliando nas áreas de Planejamento, Criação, Web e Social Media. Tem satisfação em influenciar os colaboradores para que façam um trabalho cada vez melhor e buscar o crescimento dos clientes. Usa a #EstratégiaCriativa olhando tudo à sua volta, buscando referências e arriscando.