Seja para proteger um produto, para deixar ele mais bonito ou simplesmente para ser mais um meio de comunicação e reforço de marca, a verdade é que todo mundo se encanta com uma boa embalagem.
Um estudo realizado pela MeadWestvaco Corporation (MWV), que é uma multinacional americana inserida no mercado de embalagens, apontou que para cerca de 52% dos brasileiros entrevistados, as embalagens são muito ou extremamente importantes para a sua satisfação geral com os produtos. Fica o desafio para as marcas criarem embalagens cada vez mais criativas e funcionais.
Separei algumas marcas que, ao longo do tempo, inovaram e conseguiram até gerar reforço para o seu posicionamento no mercado:
Embalagem comestível do Bob’s (2012) – Utilizada como reforço de posicionamento da marca, mostrando o lado “irresistível” dos lanches do Bob’s, já que a pessoa não precisaria nem abrir para comer, essa embalagem foi comercializada somente por um dia devido à dificuldade de armazenamento do papel comestível.
Gerando espanto e curiosidade nos clientes, fez com que, na época, a rede de fast food ganhasse (ainda mais) visibilidade.
Lata de Budweiser com formato do logo (2013) – Em 2013 a Budweiser lançou uma lata “amassada” nas laterais de forma estratégica para que o formato da lata ficasse igual ao da gravata borboleta que compõe o logotipo da marca.
Apesar de proporcionar uma experiência sensorial interessante para os consumidores, a produção era exclusiva e comprometia a capacidade de armazenamento da lata. A lata convencional tinha 355ml, enquanto a nova lata tinha 330 ml.
Como a mudança não tinha nenhuma funcionalidade, era somente um apelo estético, a lata convencional venceu.
Lata de Leite Moça com sistema abre fácil (2014) – Essa mudança até demorou um pouco, em minha opinião, e foi salvação para quem costumava cortar os dedos quando tentava pegar o restinho do leite condensado que ficava no fundo da lata.
Esse sistema de abertura é muito mais prático e, segundo a Nestlé, não compromete em nada o cozimento do produto na panela de pressão. Boa notícia para quem curte doce de leite.
Nova embalagem do Mc Donald’s (Hungria-2015) – Extremamente funcional, é uma embalagem que a princípio se parece com as embalagens tradicionais dos pedidos para viagem, mas ela possui um fundo mais resistente e uma área para destacar que transforma o pacote do lanche em uma bandeja! Incrível!
Nova tampa da água Crystal (2015) – Criada pela agência NBS, essa garrafa foi o clímax de uma ação de lançamento que aconteceu em Curitiba. Um estoque de 35 mil garrafas, se esgotou em dois dias!
A “Crystal Go” (garrafa), foi projetada com um mosquetão na tampa, o que permite que as pessoas pendurem a garrafa na bolsa, na calça, ou onde preferirem.
O objetivo desse lançamento era criar uma garrafa que pudesse estar sempre ao alcance e fizesse com que as pessoas se lembrassem de beber água e, portanto, se mantivessem hidratadas ao longo do dia, além disso, a ação serviu para reforçar os valores da marca, ou seja, o compromisso com uma vida mais saudável.
Enfim, esses são só alguns exemplos de embalagens que inovaram quando foram lançadas. Acho que a tendência é surgirem mais a cada ano. Que bom!
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.