No segundo semestre de 2017, a equipe criativa da Agência io! teve a oportunidade de atualizar os conhecimentos com um curso de Direção de Arte. A partir desta publicação, você acompanhará um conteúdo que mostra um pouco sobre a #EstratégiaCriativa da área de criação da agência.
Criatividade
Na aula sobre criatividade foram passadas algumas ações que podemos praticar para ajudar o nosso processo criativo, como: ler, aceitar críticas, estudar e ser curioso, entre outras. Nessa aula, também foi introduzido o conceito da direção de arte e suas funções, como defender conceitos e peças para o cliente, reunir e coordenar equipes formadas por designers gráficos, artistas, fotógrafos e produtoras de vídeo para a produção de campanhas e peças.
Briefing
O primeiro passo da criação é conseguir o máximo de informações sobre o cliente, o produto ou serviço e o público-alvo. Muito mais do que a descrição da tarefa, briefing é o documento que deve trazer todas as informações necessárias para a realização de uma campanha publicitária ou para a execução de um projeto.
Não existe uma regra exata para compor o briefing. Sua elaboração depende da estrutura do cliente, da agência, do tipo e da etapa do trabalho. Mas certas informações são imprescindíveis. Observe os exemplos a seguir:
- Descrição e objetivo do job, prazo, orçamento;
- Quem é o cliente? Verificar histórico, atuação no mercado, concorrência, linguagem visual, personalidade da empresa, diferencial corporativo, promoção etc.;
- Qual é o produto, serviço ou conceito que deve ser vendido? Saber quais as características, o diferencial do produto, os pontos positivos e negativos etc.;
- Quem é o público-alvo com quem você deve se comunicar? Características demográficas – sexo, idade, classe social, nível de escolaridade, estado civil, religião, bem como características psicográficas – personalidade, estilo de vida, hábitos de mídia e hobbies.
- Distribuição do material. Quanto maior for o alcance da distribuição do material, mais cuidados devem ser tomados com relação à linguagem, formato e imagens;
Identificar o diferencial de cada campanha e cliente é imprescindível, trata-se da característica que distingue os produtos do cliente dos produtos da concorrência para o público, que é definida a partir da estratégia de marketing da empresa, após a análise de diversos fatores, principalmente público-alvo e concorrência.
Para um processo criativo eficaz, é feito um passo a passo, com base no briefing completo do cliente e da campanha. Para o projeto de inovação de Brand da marca Olivia, o conceito foi feito de acordo com a origem do nome e as metas da empresa.
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