Todo propósito beneficente é válido, se praticado dentro da ética e de um escopo consciente da atual realidade mundial. A campanha #icebucketchallenge começou errado ao propor o desafio de jogar um balde de água gelada em si e postar em alguma rede social ou fazer a doação de $ 100, que servirá na luta contra a esclerose lateral amiotrófica. Foi a chance de celebridades engajarem na causa, como Gisele Bündchen, Fátima Bernardes, Neymar e muitos atores globais, sem contar com Mark Zuckerberg e Bill Gates.
Se por um lado as doações estão aparecendo (e neste momento não importa o quanto), por outro é importante ‘lembrar’ da preservação da água. Independentemente do país, a água é um bem essencial que se deve preservá-la e não incentivá-la ao desperdício.
E, principalmente nossos grandes formadores de opinião, deveriam repensar desta forma e não se associar ou “aproveitar o momento” com uma atitude que chega a dar desespero quando se lembra das represas secas no estado de São Paulo (e imagine em regiões áridas do mundo onde essa realidade já vem sendo registrada há gerações?!). Em contraponto, o humorista Rafinha Bastos expôs, em poucas palavras, o que poderíamos tirar de conclusão sobre o uso da água nesta campanha.
Lembre-se: o mais importante é fazer a doação. Se você conhece alguma entidade transparente, colabore. Mas guarde o balde d’água para você!
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduação em Administração em Marketing, é o diretor da agência io! comunica. Já fez diversos cursos de melhor desenvolvimento empresarial como Empretec e de especialização Google, e participou de eventos de marketing digital. Nos meios de comunicação, já passou por várias mídias como rádio, jornal, tv e revista. Na agência, trabalha com a área de Atendimento, e está em constante contato com os clientes, participa de todos os processos das campanhas, auxiliando nas áreas de Planejamento, Criação, Web e Social Media. Tem satisfação em influenciar os colaboradores para que façam um trabalho cada vez melhor e buscar o crescimento dos clientes. Usa a #EstratégiaCriativa olhando tudo à sua volta, buscando referências e arriscando.