Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais dependente de aplicativos e da internet. Antigamente, procurar uma informação demorava muito mais tempo para ser encontrada e muitas vezes os recursos eram bem limitados. Hoje, basta digitar algumas palavras chaves e apertar o Enter.
Além da informação, isso também está acontecendo com as fotografias que tiramos. Quanto mais fácil de criar e armazenar, mais as pessoas não se recordam de quando ela foi tirada. Quantas vezes você já olhou na sua conta do Instagram e se perguntou “no que eu estava pensando quando eu tirei essa foto?”.
As câmeras digitais juntamente com os celulares – que praticamente todos capturam imagens – ajudaram na disseminação de fotos, já que tudo está mais fácil hoje.
Não que isso seja ruim. Veja o exemplo mais recente de uma pessoa que registrou o assalto da sua própria casa enquanto tentava tirar foto de um parente entrando na piscina.
Com essas ferramentas ao alcance da nossa mão, podemos capturar momentos que não podem esperar e não podem repetir, como a primeira vez que um bebê fala “mamãe”.
Porém, estamos exercitando cada vez menos a nossa memória, uma vez que tudo o que precisamos saber está registrado e armazenado na web.
Então, o melhor a fazer é registrar os momentos tanto nas fotos quanto na memória, para que você se lembre de coisas que aconteceram na sua vida, sem precisar da ajuda da internet. Ah, e também, volte a ter o hábito de revelar as fotos. É bacana apreciá-las fora do monitor.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.