Em uma de minhas pesquisas, encontrei um site especializado em mídias sociais com a informação bem interessante sobre presença online. Acompanhe o que de melhor a agência de marketing digital, Agência io!, separou para você.
1) Você realmente sabe quem é o seu consumidor?
Se ainda não, já está mais do que na hora. Identifique quem é seu publico e direcione as mensagens individualmente.
2) Você dá mais valor para o visual do site do que para sua estrutura e conteúdo?
Ser bonitinho não vai te levar muito longe. Sem substância, as pessoas não irão visitar seu site e muito menos ficarão por lá, e os mecanismos de busca não te apontarão. Crie e sustente um conteúdo relevante para o seu público. Administre-bem ou contrate profissionais – agências de publicidade – especializadas.
3) O seu conteúdo virtual ajuda de verdade o seu consumidor? Ele é dinâmico, informativo ou educacional?
É escrito de forma pensada?
Se não, o seu conteúdo pode fazer as pessoas se desligarem do seu site.
Faça um calendário editorial, funil de vendas e ofertas focadas. Crie opções de compartilhamento. Participe, você também!
4) Toda a sua equipe está habilitada para a presença online?
Seu colaborador online “cuida” disso para você ou eles trabalham para alcançar o sucesso? Com a atualização do algoritmo do novo Google Hummingbird provavelmente sua equipe inteira estará ameaçada. O novo algoritmo entende o contexto das buscas. E o seu site precisa estar preparado para essa nova forma de “pensar”. Para isso, esqueça o “amigo do amigo do cunhado do primo”. Pense em profissionais para colocar sua marca no topo.
5) Seu site possui um blog?
Se não, você está perdendo uma das mais importantes e efetivas ferramentas. Não divulgue qualquer promoção ou mandará seu público embora. Ao invés, use um conteúdo para atrair visitantes, compartilhar conhecimento e conquistar fidelidade.
6) Você está usando o que há de mais novo em SEO e otimização dos processos de busca?
O sucesso do processo de busca somente acontecerá quando você encontrar termos e palavras corretas ligadas ao seu site. Na verdade, é um combo de conteúdos, ligado à suas redes sociais, e evitar certos “truques” de SEO, que no final só te trarão problemas futuros.
7) Você ainda olha a rede social como o seu networking?
Deveria. Todo mundo quer fazer negócio com alguém que você pode confiar ou até mesmo com alguém que você se identifica. As redes sociais são uma excelente ferramenta e facilitam ao trazer novos clientes interessados na sua empresa. Afinal, eles são a audiência do seu conteúdo.
8) Você cria promoções que são relevantes para o seu público alvo?
Buscadores querem respostas. Forneça a eles todos os níveis da sua estrutura de vendas e construa um caso em favor das suas soluções. Se há demanda, aproveite.
9) Você acha que é somente fazer e esquecer? Pense de novo.
Fazer é apenas o começo. Construir uma presença online consome tempo e esforços. Se você não separou uma verba para links patrocinados, análises, criação de conteúdo e compromisso, você será passado para trás. Por isso, sempre coloque na balança o seu tempo. Você tem condição e habilidade para cuidar de algo tão complexo e fundamental para sua marca? Lembre-se: cada macaco no seu galho. Vá atrás de uma agência de marketing.
10) Você está sempre de olho em suas análises?
Isso é uma forma de você saber quantos visitantes a sua página tem. Porém é preciso ir mais a fundo. Entender e participar de conversas, conhecer as atividades de seus concorrentes e até mesmo as mudanças nos algoritmos do Google.
Para finalizar, o sucesso de um site não é feito apenas de um só coisa. É necessário um constante olhar cuidadoso para a estrutura, layout e conteúdo. É importante estar ligado às tendências de marketing online.
Aproveite que agora você conheceu um resumo das 10 estratégias mais importantes para presença online da sua marca e aplique as estratégias de forma integrada e com uma equipe profissional administrando.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.