O olho humano percorre um determinado caminho quando se visualiza uma informação. Esse caminho é diferente para impressos e para internet. E o que chamamos de Padrão de leitura: Z x F. Vamos entender um pouco mais como funciona isso na comunicação, principalmente a influência entre o off-line e o online?
Z
Em mídias impressas (anúncios, jornais, pôsteres, revistas etc.) o olhar do leitor tende a fazer uma leitura em diagonal começando do canto superior esquerdo até o inferior direito depois o olho volta ao superior esquerdo e faz um Z por toda a extensão da folha. Por isso é importante que o designer crie a mídia levando em consideração os pontos em destaques, para um melhor posicionamento de informações, captando rapidamente a atenção do público.
F
Já na Internet, pela proximidade do olho do usuário ao monitor, o olhar tende a percorrer um caminho diferente. Num primeiro momento, o leitor passa os olhos pelo texto. Se não encontrar pontos que chamem a atenção, ele fechará a página sem ler tudo. Esse movimento de checagem de pontos interessantes no texto se chama padrão F de leitura. Primeiro, o leitor passa os olhos pelo título e primeiro parágrafo. Depois, ele segue pro segundo parágrafo e faz o mesmo movimento horizontal. Depois, ele sobe o olhar pro canto superior esquerdo do texto e desce, num movimento vertical. Caso o olhar capte pontos de interesse, será lido por inteiro.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.