Com certeza você já escutou essa história muitas vezes durante a sua infância.
Pois bem, minha comparação sai um pouco dos contos de fadas do patinho feio e chega a um novo cenário com muitas alterações no roteiro. Então vamos chamá-lo de, “O fantástico Mundo do Marketing”.
Nós, profissionais de marketing, temos o poder de transformar pedra em ouro, ou a usar a fórmula secreta do elixir da juventude, tão desejada pelos alquimistas.
A nossa alquimia consiste em transformar um produto comum no mais desejado e consumido por todos. E o elixir? Sim, ele existe, pois essa marca ganhará vida eterna, e depois de muitas gerações o seu nome será lembrado com nostalgia e envolverá até longas histórias de família.
Se você ainda tem dúvida o que é o Marketing, vou te descrever exatamente como aprendi: “O marketing é o estado de espírito da marca. É a sensação que o cliente tem quando consome o produto”.
Você não compra um All Star porque é confortável ou bonito. Ele te dá status, faz você pertencer a um grupo de pessoas com espírito jovem, revolucionário e meio avesso ao sistema.
E a Coca-Cola? Sim ela te deixa livre, com muitos amigos e te possibilita ser e fazer o que você quiser, onde você quiser. Esqueça que ela é doce demais, isso é secundário.
Para se tornar um alquimista do marketing é preciso ir muito além da faculdade ou MBA. O que quero dizer é que os estudos te darão o conhecimento teórico. Você saberá descrever todos os ingredientes, mas a ordem, quantidade, intensidade e a ousadia só chegam com a prática. Tem que experimentar para saber fazer.
Não desanime quando falo em prática. Não me referi ao tempo de mercado. Hoje existem pessoas de 20 anos faturando milhões. O que falei é que se você não entrar no mundo do consumidor, inverter papéis, tomar atitudes contrárias, sentir novas sensações você não saberá a fórmula. Então experimente experiências.
É isso, todos nós do “Fantástico Mundo do Marketing” sabemos que o nosso ponto de vista é apenas uma pitada de sal no caldeirão dessa alquimia. Quer fazer parte dessa história?
Analise comportamento, leia sobre o mercado, pegue um livro de um escritor que você detesta, frequente festas esquisitas, sente na praça, observe as pessoas, converse sobre assuntos que você não conhece, prove novas culinárias, corra de costas, escute. No final de tudo isso acrescente todo o seu conhecimento teórico, coloque no forno e divirta-se.
Posso acabar com o seu conto de fadas? Sabe o Google? Ele não será sua referência!
Formada em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, já realizou diversos cursos na segmentação criativa como design, criação e produção, e já trabalhou na maioria das áreas relacionadas ao Marketing. Na agência, trabalha na Direção de Arte, na criação dos layouts dos sites, das artes online e off-line dos clientes, e orientação a todo o processo criativo desenvolvido na agência. A io! comunica trouxe muito conhecimento, apresentou novos campos na área, e lhe deu a possibilidade de utilizar a cultura e natureza, que tanto admira, nos trabalhos que desenvolve. Aproveita a vida pessoal para arriscar em outros campos da arte, como aquarela e papel machê, entre outros. Usa a #EstratégiaCriativa com inovação, buscando os trabalhos que já realizou como inspiração para os novos projetos.