Com a atual crise econômica e com a crescente globalização das marcas houve um grande aumento na concorrência entre as empresas e queda nas vendas, com isso, as mesmas devem buscar formas mais eficientes de obter lucro através de inovações, que são os desenvolvimentos de novos produtos e as melhorias nos processos de produção dos produtos já existentes buscando reduzir custos e melhorar a qualidade, sendo esse um fator crucial para a sobrevivência de uma organização.
Muitos se perguntam como gerar a inovação nas empresas, bem, não existe uma formula mágica, mas existem diversos fatores que podem influenciar positivamente, onde o foco principal são as pessoas que formam a organização, pois elas que daram origem as ideias, sendo assim, para possibilitar que essas pessoas forneçam ideias significativas é necessário que exista uma capacitação adequada para que ela entenda os processos da empresa e seja permitido que ela exponha suas ideias, sendo através de reuniões ou até mesmo de um simples deposito de um papel com sugestões em uma caixa, a partir disso, deve ser feita uma filtragem das ideias para que apenas as mais realistas, possíveis e lucrativas sejam trabalhadas para que venham posivelmente a se tornar uma inovação.
Além das ideias fornecidas pelos funcionários, algumas empresas lançam campanhas para captar ideias de seus clientes, como a Coca Cola com a campanha “Abra ideias Coca-Cola”, a 3M com a campanha “Compartilhe Ideias 3M” e a natura com a campanha “Cocriando Natura”, onde as mesmas disponibilizam um portal de Contato para que pessoas possam enviar suas ideias, oferecendo uma retribuição para as escolhidas entre as melhores.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.