Esse texto vai despertar a criança que existe em você, mas agora se você for adulto demais, nem continue… Decidiu continuar? Então, vamos nessa, assim como eu, que acompanhei dias de palestras na Social Media Week 2019.
O termo gamification não é tão recente assim, os resultados que essa estratégia proporciona podem ser a solução que a sua marca precisa (dá pra destacar que para e-commerce pode ajudar e muito).
Sabe aqueles jogos que a gente sempre brincou na infância? Pois bem, imagine que todos nós tenhamos uma memória afetiva sobre algum determinado jogo ou atividade que nos era comum na infância (isso tem muito a ver com Neurobranding, um texto da Renata Susigan aqui no blog da iocomunica, também da Social Media Week 2019). Partindo dessa ideia de que nós nos relacionamos através de experiências, o conceito de gamification é a promoção de alguma experiência para os usuários/seguidores, em que eles tem que interagir com o seu conteúdo no site ou mídias sociais, vencer um desafio, por exemplo, para ganhar algo em troca da sua marca.
Entender e engajar:
Uma combinação de situações cotidianas, storytelling, desafio e competição é o que estimula o engajamento e que pode consequentemente (quando bem aplicado) impulsionar vendas.
Trata-se de proporcionar um circuito de recompensas para os usuários:
Tarefa + recompensa = prazer de completar a tarefa.
“Ah, é só dar um descontinho”, Nããããoo!
Se você estiver achando que o prêmio pode ser qualquer coisa, está enganado. Tudo bem que muitas vezes um desconto pode ser sim a solução, mas quando falamos de comportamento online, o usuário precisa sentir-se como parte de uma experiência única (exclusiva, sentir-se especial para a marca). Entenda o comportamento do seu público, acesse as memórias afetivas dele e proporcione a experiência e prêmios mais adequados.
Pra fechar, confira alguns exemplos de cases aqui da io! que envolveram gamification:
Vinícola Castanho e o E-mail Marketing
Empório Rigolo e a Experiência do Usuário
Quintal Fratelli e o Dia do Amigo
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