Growth Hacking fechou na medida certa a minha participação no Hacktwon 2018. Parecia uma imersão de dias em uma palestra de uma hora do Raphael Lassance, uma das autoridades do assunto no Brasil.
Growth Hacking é um marketing voltado para experimentos. É a era do desapego, onde 70% das ações dão errado, mas é preciso testar a todo momento, sempre se baseando em dados, para ter certeza do que irá fazer. É menos achismo, menos opinião e mais visão e prática analítica.
Para isso um profissional de Growth precisa ter as habilidades do Marketing e de Desenvolvedores, ou seja, um T-Shaped alinhado. Veja sobre esse assunto aqui. Mas vamos aprofundar neste perfil. É importante ter conhecimentos:
- Principais: Front-end, Desing, Wireframing, Psicologia Comportamental, Branding, Storytelling e Gestão
- Secundários: Web Analytics, Otimização em Conversão, Funil de MKT, Machine Learning e APIs.
Com essas habilidades, o Growth Hacking busca o crescimento, a aquisição, a ativação, a retenção, a conversão e a recomendação em menor espaço de tempo. Esse tipo de técnica foi e está sendo usada pelos Unicórnios (empresas que superaram valor de mercado em US$ 1 bi) como Uber, Facebook, Linkedin, Youtube, Dropbox, Nubank, Airbnb…
Vamos para a parte prática e entender em como hackear. Listei alguns pontos importantes da palestra:
- Atention Ratio: seja objetivo na sua proposta de valor. Evite o desvio de atenção do foco definido, diminuindo qualquer ruído. Uma página com muitos links pode gerar menos conversões do que uma landing page direta e de fácil usabilidade.
- Click upsell: é o famoso “não quer levar também…”, mas só depois da compra efetivada. Você guarda a informação para oferecer assim que o usuário concluir uma compra online. Como ele já se identificou com a marca e criou confiança, é o momento de oferecer adicionais personalizados ao produto que acabou de efetivar.
- Engenharia como MKT: gere valor real e pré-qualifique o lead. Através de ferramentas, é possível criar ações mais assertivas. Vamos imaginar alguém que esteja incomodado com a velocidade do site. Por que não criar uma ferramenta de cálculo de ranking de páginas online? Se existem empresas dispostas a fazer essa consulta, quer dizer que há uma insatisfação e, consequentemente, você poderá oferecer o seu serviço para um lead qualificado.
- Seja o seu Personal Marketing: montar campanhas super segmentadas, valorizando o marketing pessoal, pode te transformar na autoridade sobre o assunto. Aqui na agência de publicidade Agência io! sabemos o quanto somos referências em uma comunicação criativa pelas diversos pedidos de reportagens que recebemos. Isso é resultado de um trabalho intenso de ações programadas e de aproveitamento do que a internet tem de melhor: o momento. Essa estratégia irá influenciar mídia, clientes, prospects.
- Competitor Takeover: explore os concorrentes. O Google e suas ferramentas permitem encontrar os mesmos clientes. Vá atrás dessa audiência. Abuse de vídeos.
- FB Live, Rmkt e ChatBot: o Live do Facebook é ideal para construir audiências relevantes. Posteriormente, criar anúncios, aumentar o número de inscritos no chat e gerar conversões mais rápidas.
- Outbound Guerrilha: descubra deficiências dos clientes, capte seus contatos e faça uma comunicação altamente relevante. Vamos imaginar que você descubra a plataforma de loja online de um X número de empresas, porém você tem uma melhor solução a oferecer. Faça uma busca pelos contatos desses clientes e envie uma mensagem apontando os problemas e possíveis soluções, através de uma plataforma de envio de email marketing que pareça pessoal, mas que seja de rápido e prático envio.
- Public Speaking: aumentar a sua autoridade no assunto irá influenciar na aceleração do funil de aquisição. Provoque ativações que te coloque em evidência. Há meios de descobrir eventos e contatos para você ser o palestrante. Ah, e aproveite ao máximo as oportunidades comerciais para marcar reuniões em escala.
- Linkedin Master: talvez um grande caminho B2B, através de uma busca segmentada pelo ICP, coleta de perfis, convites personalizados, recomendações, ads e email.
Growth Hacking são estratégias de aceleração baseada em dados. Deixe de lado a sua opinião e vá para a interpretação analítica. Tenha certeza do que vê, do que lê e do que quer!
Este é o último texto da série sobre o Hacktown 2018. Veja os outros 5 que produzi :P)
- #1 Hacktown – A oportunidade de um evento exclusivo de inovação no Brasil
- #2 Hacktown – Como a tecnologia e os novos modelos estão mudando paradigmas
- #3 Hacktown – Novas tendências e Inovação no RH
- #4 Hacktown – Conectando Pontos: o papel da facilitação em projetos
- #5 Hacktown – Novos Tempos exigem novas atitudes e um novo Modelo Mental
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduação em Administração em Marketing, é o diretor da agência io! comunica. Já fez diversos cursos de melhor desenvolvimento empresarial como Empretec e de especialização Google, e participou de eventos de marketing digital. Nos meios de comunicação, já passou por várias mídias como rádio, jornal, tv e revista. Na agência, trabalha com a área de Atendimento, e está em constante contato com os clientes, participa de todos os processos das campanhas, auxiliando nas áreas de Planejamento, Criação, Web e Social Media. Tem satisfação em influenciar os colaboradores para que façam um trabalho cada vez melhor e buscar o crescimento dos clientes. Usa a #EstratégiaCriativa olhando tudo à sua volta, buscando referências e arriscando.