Advergame, fusão das palavras Advertise (propaganda) e game, é o nome dado à estratégia de comunicação mercadológica que usa jogos como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista.
Existem três grupos genéricos para os advergames.
- Primeiro, os jogos podem ser colocados em um site da empresa (ou mesmo em um site de jogos especial que seja de propriedade da empresa ou patrocinado pela empresa) para atrair visitantes da web e fazê-los permanecer no site por mais tempo. Quanto mais tempo um visitante permanece no site, mais tempo a mensagem da empresa fica à sua frente. Os jogos podem ou não ser relacionados ao produto.
- O segundo tipo é mais próximo do videogame tradicional, comercial, desenvolvido e vendido para ser jogado em computadores ou consoles de jogo, mas a diferença primária é que os jogos são desenvolvidos com um propósito específico em mente. Por exemplo: o Exército dos EUA patrocinou um jogo extremamente bem sucedido chamado “America’s Army” num esforço para aumentar o recrutamento.
- O terceiro grupo de advergame é o que geralmente chamamos de posicionamento de produto, ou publicidade dentro do jogo, na qual o produto ou um anúncio para o produto faz parte do jogo. Por exemplo, você pode ver um Ford Mustang cruzando as ruas de um jogo virtual.
httpv://www.youtube.com/watch?v=JRg6jH_DdAY
Primeiro advergame Pepsi Invaders
httpv://www.youtube.com/watch?v=PZ-rPW4rFL4
Case de advergame: Game Hero
Com mais de 17 mil views no YouTube, Game Hero é considerado como um dos maiores advergames brasileiros justamente por ter apoio de agências nacionais reconhecidas, como a DM9DDB. “O jogo não foi lançado só no Brasil, mas no México também. O mais legal é ver como os jogadores “old school”, nosso target, se envolvem e discutem as diversas partes e referências clássicas”, explicou Mitikazu Lisboa, que começou a trabalhar com videogames aos 18 anos em desenvolvedoras internacionais como Capcom e SNK. O CEO da Hive Digital Media também teve um background longe das criadoras de games: “Atuei em diversas áreas de mercado, desde editor de revista de games até gestor de redes de arcade (fliperamas)”.
Pepsiman
Por fim, Pepsiman, o mascote japonês da Pepsi apareceu em um jogo homônimo lançado para Playstation na qual se tem de sobreviver na selva urbana coletando latinhas de Pepsi. De fato, é um jogo interessante e diferente do normal e no qual é só correria!
httpv://www.youtube.com/watch?v=rIpJ4tS_vM8
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