Todos se lembram de pelo menos uma campanha que não foi vista com bons olhos, não é mesmo? Nem sempre as marcas acertam, e as vezes podem errar bem feio. Pela mensagem passada, ou pela falta de clareza, a campanha pode gerar dúvidas e interpretações ruins, mesmo que as intenções iniciais sejam boas. Veja abaixo alguns exemplos de campanhas que geraram polêmica em 2015:
Linguiça Sadia
httpv://www.youtube.com/watch?v=dFDVCmatw_0
Esse comercial gerou certa polêmica pois o público não gostou muito da “piadinha” feita no diálogo entre as amigas, o que gerou até um post do Buzzfeed, dizendo, que para a Sadia, o segredo da beleza está na linguiça.
Always
httpv://www.youtube.com/watch?v=iS_xWyexZeQ
A campanha da Always sobre vazamentos não foi muito bem vista pelo público, pois antes de ser lançada, publicaram um vídeo “anônimo” da apresentadora Sabrina Sato simulando um vídeo íntimo, como se tivesse sido postado sem o conhecimento dela, já que isso é um problema real e acontece com muitas pessoas. No dia seguinte da publicação desse vídeo, foi divulgado que era a tal campanha da Always, e o público criticou bastante porque o objetivo da empresa era alertar e fazer uma crítica sobre os vídeos íntimos que “vazam” na internet, o que se tornou muito contraditório, uma vez que a própria empresa “vazou” um vídeo para chamar a atenção.
Proctan, do Genomma Lab
httpv://www.youtube.com/watch?v=LieB8eZH0sU
Um anúncio de remédio para hemorroidas foi ao ar na TV e gerou comentários negativos pela falta de sutileza ao falar diretamente sobre o problema.
Seara
httpv://www.youtube.com/watch?v=Aid2MJG7kN0
Recentemente, a Seara (marca do grupo JBS) teve um comercial barrado por alguns dias por fazer uma referência bem explícita sobre sua concorrente, Sadia. A ação contra a Seara foi suspensa e a campanha está autorizada a continuar veiculando em todas as mídias.
Novalfem
httpv://www.youtube.com/watch?v=tCwxzpnuDGQ
A campanha para a Novalfem, remédio da Sanofi que combate as dores e o mal-estar da cólica menstrual, não deu muito certo pois muitas pessoas entenderam que a marca utilizou o termo “mimimi” como uma possível “frescura” com relação às sensações da mulher durante o período pré-menstrual.
Fast Shop
Nesse anúncio de Dia das Mães da loja Fast Shop foi usado uma máquina de lavar roupas como peça em destaque, o que não foi uma boa ideia pois enfatizou o estereótipo da mulher “dona de casa”.
“Parabéns Fast Shop e Samsung pela perpetuação dos estereótipos! Vocês contribuem para que possamos ultrapassar os preconceitos de gênero! Estou no aguardo, ainda na semana da mulher, das promoções de panelas, aspiradores de pó e jogos de cama”, ironizou um internauta. O post foi excluído.
Itaipava
httpv://www.youtube.com/watch?v=64kqOYkfCsk
Provavelmente você já viu a campanha “Verão é Nosso”, da cerveja Itaipava. Essa campanha tem vários comerciais diferentes e peças que têm como personagem uma mulher chamada Verão. A personagem usa roupas curtas ou biquíni e chama atenção dos homens (o que é comum em propagandas para o público masculino). A campanha gerou polêmica e foi acusada por ser machista e sexista.
Além disso, com intuito de prorrogar a participação da personagem na propaganda, a Itaipava criou a hashtag #ficaverao, porém a cada menção o perfil da Itaipava gerava uma resposta automática, o que virou motivo de piada no Twitter.
E aí, o que acha de todas essas polêmicas?!
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