Uma pesquisa realizada pela We Are Social, especialistas em marketing social, revelou dados inéditos sobre o comportamento dos brasileiros na internet.
A pesquisa, intitulada Digital, Social & Mobile in 2015, reúne mais de 350 infográficos sobre o consumo de internet no mundo, além de panoramas regionais e detalhados das 30 principais economias globais.
E como o melhor do Brasil está na internet (né BuzzFeed?), selecionamos alguns dos principais dados obtidos pela pesquisa sobre nós, filhos da grande mãe (nem tão) gentil.
Somos 204 milhões de brasileiros, sendo que 110 milhões são usuários ativos de internet – eu sou um deles, você também. Desses, ‘só’ 96 milhões tem contas ativas em mídias sociais. Contudo, 246 milhões de conexões são feitas via dispositivo móvel, o que representa 135% da população (sim, há mais celulares no Brasil do que pessoas).
De janeiro de 2014 até agora, o número de usuários ativos de internet por aqui cresceu 10%, já o de usuários de redes sociais aumentou 14%.
Salvo exceções (tipo os sociais media da io!), os brasileiros passam por dia, em média, 5 horas e 26 minutos conectados (via PC ou tablet) e outras 3 horas e 47 minutos via celulares, sendo que cerca de 3 horas e 47 minutos são destinados ao uso das redes sociais através de qualquer dispositivo. Em comparação, nós, usuários de internet, assistimos apenas 2 horas e 49 minutos de televisão diariamente.
Daqueles 110 milhões de usuários de internet já citados, que representam 54% da população do país, 79 milhões são usuários ativos através de dispositivos móveis, cerca 39% do povo brasileiro.
Dos ‘poucos’ 96 milhões que têm contas ativas em mídias sociais (que representam 47% da população do Brasil), 78 milhões acessam suas redes por meio dispositivos móveis.
As três plataformas sociais mais usadas no país são o Facebook (25%), o WhatsApp (24%) e o Facebook Messenger (22%). Twitter (11%), Instagram (10%) e LinkedIn (9%) também aparecem no ranking.
Das 246 milhões de conexões feitas a partir de dispositivos móveis, 78% são pré-pagas e 22% pós-pagas; desse total, apenas 56% são feitas através de redes de banda larga (3G e 4G).
Quanto às nossas atividades nos dispositivos móveis, em comparação com o total da população do país, 23% usam aplicativos de mídias sociais, 23% assistem vídeos, 17% jogam algum jogo, 18% usam aplicativos de busca-localização e outros 18% realizam atividades bancárias.
Já, sobre os hábitos brazuca na hora de fazer compras pela rede (os dados referem-se ao último mês), a pesquisa aponta que 37% da população fizeram buscas através do PC por um produto e 36% efetuaram a compra; 22% optaram por pesquisar através de smartphones, mas apenas 15% acabaram comprando algo.
É ou não é incrível?! Abaixo você confere a pesquisa completa, com dados mundiais e regionais (informações sobre o Brasil a partir da página 71).
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.