No último trimestre de 2013 uma pesquisa mostrou – e reforçou – que nem os líderes estão a salvo no mundo do marketing. Para o instituto Kantar Worldpanel, o número de empresas que manteve a liderança por 10 anos em seus setores caiu 59%.
O grande volume de lançamentos e o aumento do poder aquisitivo do brasileiro são dois dos principais fatores para a mudança deste cenário. O processo seletivo está cada vez mais acirrado. A nova classe consumidora está mais exigente e tem novas formas de pesquisa e relacionamento. Isso mostra que ninguém está a salvo. É necessário um cuidado constante com a marca e alternativas para se enquadrar às tendências.
Em uma entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, a diretora comercial da Kantar, Christine Pereira, lembrou que “a capacidade de preservar a tradição da marca e ao mesmo tempo apresentar inovações capazes de adequá-la às demandas exigidas pelo consumidor é considerada a melhor alternativa para segurar a liderança atualmente”.

A marca OMO é uma das 28 que conseguiu se manter líder de mercado nos últimos 10 anos, dentre 69 outras marcas de produtos, entre bebidas, alimentos industrializados e artigos de higiene e limpeza.
Sou jornalista de formação, o que despertou minha paixão pela escrita, pelo conteúdo e pela investigação dos fatos. Sou comunicador por profissão, o que me fez aprender o poder das palavras e o impacto que elas podem ter.
Com esses dois pilares, me tornei um entusiasta da comunicação interna, comprometido em fazer a diferença na vida do nosso maior ativo: as pessoas!"
Ah, e como curiosidade, sou apaixonado por gastronomia e, sinto que através dela, expresso meu amor pelo mundo.
Hoje, estou como Diretor de Atendimento na Agência io!