A política deve estar sempre presente na vida, no cotidiano das pessoas. Esta necessidade, um tanto teórica ainda, está “tomando forma” paulatinamente, a exemplo das manifestações que temos visto nas últimas semanas em várias cidades brasileiras. Independentemente de partido, ideologia ou ceticismo, se nos protestos há uma confusão enorme em relação a reivindicações e propostas, o que é ou não constitucional, em Jundiaí é possível fazer parte das mudanças desejadas efetivamente.
Muitos cidadãos não sabem por onde começar, com quem falar e o que fazer. É para eles (e para os já politicamente ativos, claro!) que o Concurso Cidadonos foi criado. Devido ao seu sucesso, está na terceira edição este ano.
Pelo www.cidadonos.org.br, o interessado pode fazer uma proposta ou apoiar a ideia de uma outra pessoa. A proposta deve ser praticável e levar em consideração as necessidades de Jundiaí em qualquer área: Saúde, Cultura, Meio Ambiente, entre tantas outras. Após um período que os participantes têm para divulgar suas ideias e discuti-las pelo site, há uma etapa em que as pessoas apoiam oficialmente as propostas que consideram melhores, outra em que ideias semelhantes ou complementares podem ser unidas e a última, que é a divulgação das 12 mais relevantes.
Apesar de o concurso ter um começo, meio e fim, é quando ele termina que os cidadãos, principalmente aqueles que tiveram suas propostas vencedoras, devem realmente começar a trabalhar, acompanhando o andamento de suas ideias e cobrando sua realização junto ao poder público municipal.
Os voluntários do movimento Voto Consciente – que promove o concurso – ainda dão uma super ajuda para os “donos” das 12 propostas: eles apresentam-nas aos governantes, organizações sociais e empresas que têm objetivos comuns em relação a Jundiaí; e promovem uma reunião entre os vencedores e vereadores, secretários e prefeito da cidade. O Voto faz ainda uma sabatina com os candidatos a prefeito da eleição seguinte (no caso, 2016), a fim de que eles se comprometam com a realização das 12 ideias originadas durante o concurso. É ou não uma super ajuda?!
Para exemplificar que o modelo dá certo, algumas das propostas que já viraram realidade são o bilhete único e a passagem de ônibus a R$ 1 em dois domingos de cada mês.
O prazo para participar da etapa atual (Propostas) vai até o dia 7 de junho. As outras datas do concurso estão disponíveis no próprio site. Participe!!!
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.