Como dissemos no case anterior (clique aqui para ler), o Código de Ética e Conduta das empresas é um aliado muito eficiente para a integração de novos colaboradores. Porém, eles não precisam ter o mesmo conteúdo de sempre.
Como um exemplo apresentamos o Book de Atendimento da UBM Brazil.
Neste modelo de Código da empresa, o foco principal era a padronização e melhoria nos processos de atendimento da empresa com seus clientes, além de alertar os colaboradores sobre os procedimentos internos da corporação.
Um dos diferenciais da campanha é que o código foi dividido em três livretos e uma bolsinha para guarda-los. Veja as categorias:
Decálogo – esse livro contém dicas e normas para aprimorar o atendimento aos clientes via e-mail e telefone.
Dresscode – o Guia de Vestimenta da UBM Brazil orienta os colaboradores a como se vestir de forma adequada na empresa. O mais interessante é que o conteúdo utilizava o alfabeto para demonstrar seus pontos.
Política de Atendimento – agora sim entram em campo a Missão, a Visão, os Valores e as Diretrizes Organizacionais da empresa. Este guia mostra o que a empresa espera dos seus colaboradores e divide suas diretrizes entre: Comercial, Financeiro, Marketing e Operações, para que conheçam todos os setores.
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