Se você já precisou fazer diversas postagens simultâneas nas redes sociais, você deve saber o quanto as ferramentas de agendamento são eficazes para trabalhar de uma maneira organizada e eficiente.
Atualmente, contamos com diversas opções no mercado. Cada vez mais as plataformas investem em recursos para auxiliar na operação de atividades que precisavam ser realizadas manualmente.
Um exemplo disso é a Meta, empresa detentora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Oculus. Ela lançou duas ferramentas de agendamento de publicações para o Facebook e Instagram: o Estúdio de Criação e o Meta Business Suite.
Estúdio de Criação
É a versão mais antiga, mas continua sendo atualizada e tendo novas funcionalidades. A partir dela é possível publicar e/ou programar os posts de mais de uma página na mesma ferramenta. Ela se divide em duas abas: Instagram e Facebook, cada uma possui suas particularidades, seja no layout ou em nomenclaturas, mas ambas garantem o mesmo resultado.
Além do agendamento, através dela, também é possível facilitar o monitoramento respondendo as interações do seu público e compreender melhor o desempenho das suas ações através da sessão “Insights”, na qual reúne as principais métricas de cada rede.
Se você é iniciante e deseja saber mais sobre como funciona cada recurso, clique aqui e assista ao vídeo.
Meta Business Suite
É a versão mais recente, lançada no final de 2020. É uma nova interface com a proposta de ajudar as empresas a economizarem tempo e se manterem atualizadas. Este novo espaço permite o agendamento e a postagem em ambas plataformas ao mesmo tempo, sem ter que se dividir entre abas. Além de gerenciar as publicações, é possível receber mensagens, notificações, alertas e também ter acessos às métricas das redes em um só lugar. Com isso, o profissional tem mais agilidade durante o processo.
No Business Suite para desktop, na seção “Mais ferramentas” também é possível acessar o Gerenciador de Anúncios, configurações do negócio e configurações da Página.
Veja algumas dicas elaboradas pela Meta para aproveitar a ferramenta ao máximo:
Publique com frequência e de forma consistente.
- Programe publicações e stories com antecedência usando o Meta Business Suite.
- Use os rascunhos para criar conteúdo em lotes e economizar tempo.
- Faça publicações simultâneas nas contas do Facebook e do Instagram para agilizar.
- Use a visualização do calendário para criar uma programação regular de publicações, preencher lacunas e criar conteúdos atrativos usando modelos de terceiros.
- Armazene peças publicitárias para as suas publicações usando os álbuns do Meta Business Suite. Você pode guardar as peças para quando estiver criando conteúdo e respondendo aos comentários dos clientes.
Interaja com os seus seguidores.
- Na aba Notificações, acompanhe as notificações de diferentes plataformas.
- Crie respostas automáticas para mensagens na hora de responder às perguntas frequentes da sua Caixa de Entrada.
- Com o aplicativo para celular, publique conteúdos, veja comentários e responda a mensagens onde estiver.
- Use a Caixa de Entrada para responder diretamente às perguntas dos clientes sobre produtos ou para sugerir uma alternativa que atenda às suas necessidades.
Use os anúncios para alcançar mais clientes.
- Na aba Insights, descubra quem está interagindo com a sua empresa e pense em como definir melhor o público-alvo dos anúncios automatizados.
- Dê uma olhada nas perguntas e nos comentários frequentes dos novos clientes na aba Publicações e stories e na aba Caixa de Entrada. Isso pode mostrar o que os recém-chegados precisam saber sobre a sua empresa, ajudando você a descobrir quais tipos de informações deve incluir nos seus anúncios.
- Na aba Insights, veja quais publicações que você criou geram mais engajamento. Caso queira alcançar um público novo, turbine-as na aba Publicações e stories.
Clicando aqui você encontra um estudo de caso que mostra como a ferramenta auxiliou a Vision Express a impulsionar o reconhecimento da marca e simplificar a conversa com os clientes. Confira!
Fonte: Meta for Media e Meta for Business.
Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista de Jundiaí e Técnica em Administração de Empresas pela Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho. É apaixonada pelas áreas criativas, sejam gráficas ou textuais.
Experiência com diversas frentes de marketing, em especial produção de conteúdo e social mídia. Especializada em redação, planejamento e relacionamento.