A The Fini Company é conhecida internacionalmente pelas suas deliciosas guloseimas. Com matriz em Múrcia, na Espanha, está presente em mais de 100 países. O Brasil é o segundo país responsável pela produção mundial. E a Agência io! é quem auxilia em suas campanhas de Endomarketing.
Ao longo de todo o ano foram produzidos os mais diversos comunicados para as datas comemorativas pertinentes para a marca: uma forma de manter os colaboradores cada vez mais perto e demonstrar o quanto são importantes para a organização.
De todo o modo, uma data que é especial para grande parte do público é o Dia dos Pais! Sabemos como a estrutura familiar dos brasileiros foi alterada com o passar das décadas. Atualmente, temos vários modelos e perfis de pais. A nossa ideia para 2022 foi mostrar que independentemente do tipo de pai, pais são diferentes. [E não há nada de negativo nisso!]
Direção de arte
Com o mote “A Super Capacidade de Amar”, a intenção por trás da criação foi mostrar que não são apenas os super heróis que usam capas. Portanto, em todos os comunicados inserimos os papais da Fini em um manto que representa os heróis da vida real.
Nas peças vemos a importância da ilustração para transmitir a mensagem, em alguns comunicados não é usada a referência de heróis, mas com a inserção da capa laranja a mensagem fica intrínseca.
No desenvolvimento criativo de peças para endomarketing trabalhamos com o Brandbook da marca, mesmo tendo que seguir a identidade já estipulada é extremamente importante o estudo para escolher as cores e ilustrações corretas. Não queremos perder a essência do nome, mas ao mesmo tempo precisamos usar estratégias criativas para transmitir a mensagem da nova campanha.
Propomos as seguintes ações:
Vídeo Surpresa: Um vídeo dos filhos contando o motivo de seus pais serem os seus heróis. Este vídeo deveria ser enviado pela família do funcionário, sem que o mesmo tivesse conhecimento da homenagem, através de um contato do RH diretamente com a mãe ou responsável legal do filho (que não fosse o pai). Em determinado momento, todos seriam chamados para uma reunião de última hora. Um suspense seria criado em torno do tema da reunião e então o vídeo seria revelado
Mudança de Nome: Neste dia em especial, o colaborador deixaria de ser tratado pelo seu nome e passaria a ser tratado por “Pai do fulano(a)”. Para complementar a ideia seriam adesivados ou produzidos novos crachás, o nome do email (na assinatura) seriam trocados e identificariam as mesas com tag/post-it/placa.
Devido ao volume no número de funcionários, mesmo no escritório administrativo, ambas as ideias não saíram do papel.
Mas como o céu é o limite tivemos mais algumas propostas na manga!
Engajamento: Criamos uma peça para engajar as pessoas a participarem de um Quiz, com uma linguagem divertida que abordava diferentes perfis comportamentais. Como por exemplo:
O ESPECIAL
Seu filho é o seu mundo e não há nada mais importante do que ele. Não significa, no entanto, que ele possa chegar atrasado ou não fazer a tarefa de casa.
O CLONE
Não é possível que esse tipo de pai seja apenas um. Ele é capaz de estar em todos os lugares antes mesmo que o filho chame por ele. É sempre o último a deixar o portão da escola na entrada e o primeiro a chegar, no horário da saída.
Depoimentos: elaboramos alguns depoimentos com diferentes perfis de pais. No conteúdo, foram abordados os diferenciais e os desafios enfrentados por cada um. Para isso, produzimos um roteiro com perguntas para direcionar as respostas destes depoimentos.
– Qual o seu nome completo e cargo dentro da The Fini Company?
– Qual o primeiro nome do seu filho(a)? E idade?
– Se você tivesse que se definir como pai em apenas uma palavra, qual seria?
– Diante das experiências que você teve até aqui… qual a maior alegria que você considera que tem em ser pai? E o maior desafio?
– Conte um momento que você viveu ao lado do seu filho(a) que você considera que foi “o melhor momento da vida” como pai dele(a)?
[Escolha 5 fotos de momentos afetivos que demonstrem a relação que você tem com o seu filho]
Veja alguns exemplos do resultado final:
Sua empresa também precisa de uma mãozinha com as campanhas de Endomarketing? Entre em contato, estamos ansiosos para batermos um papo!