A tecnologia é ótima e revolucionária, mas muitas vezes ela pode limitar a nossa criatividade. Adicionando recursos concretos e táteis podemos ampliar a arte e a criação de uma maneira surpreendente. E é aqui que se destaca o Tactile Design, o “design palpável”!
O Tactile Design é uma área dentro do próprio Design Gráfico onde o trabalho manual é predominante ao trabalho digital.
Envolve recorte, colagens, costura, dobraduras e várias outras técnicas e materiais combinados, porém, estas técnicas podem ou não estarem presentes na apresentação final do trabalho, ou seja, pode ser uma peça gráfica feita manualmente assim como pode ser um registro, uma fotografia do trabalho manual e que, muitas vezes, pode receber retoques digitais que complementam o objetivo do trabalho e a mensagem a ser passada.
O fator interessante do Tactile Design é que mesmo sendo uma peça gráfica “chapada” que contém o registro do trabalho tátil, a imagem tem o poder de passar a sensação da tridimensionalidade, espaço e volume das formas. É como uma ilustração 3D feita a mão.
Por ser genuinamente feita a mão, ela pode (e costuma) conter as imperfeições de um trabalho manual, unificando a peça com um certo charme e expressando a atenção e a mão-de-obra que o designer ou o artista teve ao fazê-lo. Essa preocupação em incluir processos manuais no design é como uma tentativa de aproximar design e pessoas.
Veja alguns exemplos:
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.