Você já parou pra pensar que por trás das grandes campanhas publicitárias, tudo o que é divulgado para o público tem um porquê? Hoje iremos falar a respeito das cores utilizadas em campanhas publicitárias.
As cores são capazes de passar sensações para as pessoas de maneira involuntária. Sabendo disso, os publicitários usam desse apelo para fazer com que as campanhas sejam mais assertivas para o público alvo.
Alguns significados das cores:
Branco: Paz, inocência, pureza.
Preto: Tristeza, melancolia.
Azul: Confiança, serenidade.
Verde: Saúde, tranquilidade, segurança e equilíbrio.
Amarelo: Conforto, esperança.
Vermelho: Amor, paixão, excitação.
Sabendo dessas sensações que as cores passam, podemos ver em diversas campanhas e identidades visuais que passam exatamente as sensações que as cores significam.
Um exemplo é em marcas de Fast Food (Burger King, Mc Donalds, Bob’s, Habib’s), no caso dessa área alimentícia, é muito comum vermos a utilização da cor vermelha e amarela. Pois essa combinação de cores acelera nosso metabolismo e consegue remeter o ser humano ao sentimento de fome.
Um outro exemplo muito fácil de ser visto é na área de saúde, onde costuma-se usar cores como o verde ou o azul, passando uma sensação de confiança, saúde, tranquilidade e segurança.
Tendo esses conceitos em mente, fica muito mais fácil fazer com que as campanhas sejam mais assertivas, conseguindo induzir seus clientes a utilizarem seus produtos e seus serviços. Mesmo que de uma maneira inconsciente.
E você? Alguma vez já comprou ou experimentou algo somente pelo visual da marca?
Gostaria de ver mais soluções criativas criadas pela Agência io!? Acesse nosso site!
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.