A pandemia e o isolamento mudaram muitas das relações dos consumidores com seus hábitos de consumo e objetos de desejo, mas nem eles baixaram a intenção de compra de automóveis para 2021. Segundo pesquisa realizada pela Webmotors e Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), 96% dos entrevistados pretende trocar ou adquirir um carro ainda este ano.
Foram mais de 2 mil respostas e, dentre aqueles que afirmaram desejar adquirir um veículo em 2021, 75% já possuíam veículo e 25% ainda não possuíam. Entre os donos de carros, 81% afirmou pretender adquirir um modelo usado – contra 19% daqueles que vão optar por um modelo 0km.
Não são só questões externas como a pandemia que afetam o comportamento dos consumidores – suas preferências mudam o tempo todo, influenciadas por uma combinação de valores internos e novas necessidades relacionadas aos acontecimentos sociais. Diferentes gerações também respondem de maneira diversa a determinados hábitos e, quando falamos em carros, podemos perceber uma mudança significativa nos últimos tempos que conversa com todas essas questões: durante uma crise sanitária global, o veículo passou a ser símbolo também de segurança e conforto, oferecendo a garantia de ser responsável pela higiene do seu próprio meio de transporte e de respeitar o tão necessário distanciamento social.
Fonte: Pesquisa de Intenção de Compra 2021, Webmotors/Anfavea.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.