Com idealização do Centro de Estudos Maria Padilha e realização da Agência io!, criamos a Central das Mulheres. Um projeto muito especial para dar voz as mulheres que já sofreram e/ou sofrem algum tipo de violência de gênero.
O projeto se resulta em uma websérie de 8 episódios, com cartas anônimas de relatos que coletamos de mulheres e sobre os diversos tipos de violência que sofreram. Além disso, criamos uma central para reunir todas as mulheres que quiserem fazer parte dessa campanha conosco. Para isso, temos um grupo no Telegram onde reunimos dados, informações e estudos que podem nos fazer compreender melhor, tudo o que passamos por sermos mulheres.
O que é violência de gênero?
Toda vez que alguém faz um comentário ou age de modo diferente do usual com outra pessoa, pelo simples fato dela ser mulher, temos um contexto de descriminalização. Quando esse comentário ou ação é feito para lesar, prejudicar, diminuir, enfraquecer, desautorizar, reprimir, desacreditar, rebaixar ou desprestigiar alguém, ela se torna uma violência. Entre essas violências, temos: violência física, sexual, psicológica, moral, patrimonial e política.
Muitas vezes, seguimos caladas, pelos mais diversos motivos: medo, insegurança, culpa, vergonha e até mesmo dúvida se a violência sofrida foi mesmo uma violência. E o intuito desse projeto é mostrar que estamos juntas e que precisamos ser ouvidas!
Para entender e ajudar as mulheres que passaram por esse tipo de violência, fizemos também um formulário para que elas conseguissem analisar aquilo que já sofreu ou ainda sofrem.
Se você se sentir à vontade, preencha o formulário e nos ajude a criar uma central completa para ajudar outras mulheres que possam estar passando pela mesma coisa. (O nome é opcional)
Quem fez parte da websérie?
As gravações para a websérie foram realizadas pelas colaboradoras da io!, e pela coordenadora do CEMP, Thuany Figueiredo, em um trabalho coletivo para conseguirmos colocar esse projeto no ar. Todos os processos foram intensos, emocionantes e cativantes para nos ajudar e também ajudar as mulheres que já passaram ou passam por tudo isso!
Confira todos os episódios e o documentário final acessando o nosso canal do Youtube e para mais informações acesse o site!
Lembre-se: estamos juntas! <3
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.