Entenda
A agência de publicidade, Agência io!, promoveu no mês de abril de 2014 uma ação de marketing para três licores de cachaça do cliente Brunholi em Jundiaí. A proposta foi utilizar o PDV para promover um produto que estava com baixa adesão, mas grande potencial de crescimento.
Durante quatro domingos de abril, uma promoter serviu doses de degustação dos três licores – banana, creme e melaço – na entrada do Família Brunholi Restaurante, estabelecimento anexado à Adega Brunholi, principal ponto de venda do grupo Villa Brunholi.
Todos os visitantes do restaurante eram ‘obrigados’ a passar próximo à promoter e conhecer um pouco mais sobre o produto. Posteriormente, o target era impactado durante o almoço, com display de mesa e uma dica no porta contas.
Ao final, o público automaticamente se dirigia até a Adega Brunholi, onde era impactado novamente, com um adicional de promoção, onde poderia ganhar um copo de cachaça com a aquisição dos três sabores do licor, além de um folder-presente.
Sucesso
1.250% foi o aumento da venda do Licor de Cachaça de Banana em abril durante a campanha, em comparação ao mês de janeiro do mesmo ano. Já em fevereiro, 834%, e em março, 417%.
Para o Licor de Cachaça Creme, o aumento em abril em relação aos meses anteriores foram: janeiro, 480%; fevereiro, 1200%; março, 600%.
E no Licor de Cachaça Melaço, os números comparativos foram iguais para os três meses, tendo um aumento mensal nas vendas de 600%.
Em média, somando os três primeiros meses do ano com o mês de abril (época da ação), os números mostraram o seguinte crescimento:
- Licor de Cachaça de Melaço: 600%
- Licor de Cachaça de Banana: 228%
- Licor de Cachaça Creme: 218%
A Campanha
“Licor de Cachaça – Sempre um bom motivo” foi o tema da campanha de marketing de reposicionamento deste produto Brunholi. Mostramos que o brasileiro sempre arruma um bom motivo para tomar uma cachaça. Ela é brasileira e companheira. Doce, mas leve. Enfim, ela e o brasileiro são como irmãos, comparsas.
Para as peças, utilizamos frase que mostravam bons motivos para degustar o licor de cachaça Brunholi:
Além dessas peças, foram desenvolvidas outras artes com dicas de receitas para utilizar todos os produtos.
Uma das ações interessantes foi no próprio PDV. As pessoas que compravam o produto, ganhavam (AINDA PODEM GANHAR) um cartão presente com frases que associavam diversos tipos de amigos aos produtos
- Amigo que fica rico: cachaça creme
- Amigo que fica apaixonado: cachaça melaço
- Amigo que vira palhaço: cachaça de banana
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduação em Administração em Marketing, é o diretor da agência io! comunica. Já fez diversos cursos de melhor desenvolvimento empresarial como Empretec e de especialização Google, e participou de eventos de marketing digital. Nos meios de comunicação, já passou por várias mídias como rádio, jornal, tv e revista. Na agência, trabalha com a área de Atendimento, e está em constante contato com os clientes, participa de todos os processos das campanhas, auxiliando nas áreas de Planejamento, Criação, Web e Social Media. Tem satisfação em influenciar os colaboradores para que façam um trabalho cada vez melhor e buscar o crescimento dos clientes. Usa a #EstratégiaCriativa olhando tudo à sua volta, buscando referências e arriscando.