O Email Marketing é uma das diversas maneiras de levar os conteúdos da sua empresa até a sua base de contatos. Atualmente, contamos com inúmeras plataformas no mercado que auxiliam no disparo e segmentação deste tipo de comunicação.
O PROJETO
Desde 2014, nos comprometemos a levar informação sobre a prevenção do Câncer de Mama, através do projeto Atitude Rosa. Este ano, nos reinventamos mais uma vez com a edição “Aprender para cuidar”, ao oferecer conteúdos gratuitos e personalizáveis para as empresas. Além de um evento online com palestra em formato de bate-papo. Você pode conferir mais detalhes clicando aqui.
DIVULGAÇÃO
Além de utilizar outros meios e formatos, escolhemos o Email Marketing como principal canal de contato. Trabalhando com uma sequência de conteúdos e lembretes que instigassem a vontade de participar do nosso projeto. Sendo uma ótima oportunidade para aquelas empresas que não tinham uma campanha de comunicação própria para conscientizar seus colaboradores e clientes sobre uma das causas mais importantes de Outubro.
MECÂNICA
Com poucos dias entre a produção de materiais e o lançamento da campanha, nosso Fluxo de Email Marketing foi dividido em três etapas:
Na ETAPA 1 trabalhamos com os cadastros feitos até o dia 29/10. Como podemos observar na imagem abaixo, o inicio do fluxo se dá pela lista de prospects da agência. Para eles, enviamos um Email Marketing de Pré-Lançamento, apresentando os detalhes e oferecendo o nosso projeto. Aqueles que se interessaram, foram direcionados para o site da campanha. Desses, os que se converteram receberam um Email Marketing de Agradecimento e, em seguida, outro de Lançamento para realizar o download do pacote com conteúdos exclusivos e personalizados.
A ETAPA 2 foi composta por três situações. A primeira situação refere-se a continuidade dos leads da ETAPA 1. Após o download do material, estes leads receberam um Email Marketing explicando como fazer o melhor uso das peças baixadas e um convite para participar do Evento Online. Posteriormente, foram enviados mais três lembretes: “Dicas para aproveitar melhor a palestra“, “É hoje!” e “Já vai começar…“. Todos direcionando para o link da live.
A segunda situação diz respeito aos leads que converteram entre os dias 30/10 e 05/09. Ela contempla os mesmos envios da primeira situação. A diferença é que eles não receberam os conteúdos da ETAPA 1 e ao converter já tinham acesso ao download do seu pacote.
Já a terceira situação foi destinada a convidar os clientes da agência para o evento.
Confira os esquemas:
Por fim, a ETAPA 3 reuniu todos que participaram do Evento Online. Para eles, foi enviado um Email Marketing de Agradecimento pela participação e a Gravação da Palestra, além de um segundo Email Marketing convidando a enviar uma mensagem de apoio para as pessoas que estão passando pelo tratamento.
RESULTADOS
No total ajudamos vinte empresas a conscientizar seu público sobre o Câncer de Mama e tivemos cinquenta pessoas refletindo sobre o assunto, em nossa live. Veja alguns dos resultados obtidos com os Emails Marketing:
Se você também procura por estratégias criativas para sua empresa, vem para a io!
Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista de Jundiaí e Técnica em Administração de Empresas pela Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho. É apaixonada pelas áreas criativas, sejam gráficas ou textuais.
Experiência com diversas frentes de marketing, em especial produção de conteúdo e social mídia. Especializada em redação, planejamento e relacionamento.