Entenda
A agência de publicidade, Agência io!, promoveu no mês de abril de 2014 uma ação de marketing para três licores de cachaça do cliente Brunholi em Jundiaí. A proposta foi utilizar o PDV para promover um produto que estava com baixa adesão, mas grande potencial de crescimento.
Durante quatro domingos de abril, uma promoter serviu doses de degustação dos três licores – banana, creme e melaço – na entrada do Família Brunholi Restaurante, estabelecimento anexado à Adega Brunholi, principal ponto de venda do grupo Villa Brunholi.
Todos os visitantes do restaurante eram ‘obrigados’ a passar próximo à promoter e conhecer um pouco mais sobre o produto. Posteriormente, o target era impactado durante o almoço, com display de mesa e uma dica no porta contas.
Ao final, o público automaticamente se dirigia até a Adega Brunholi, onde era impactado novamente, com um adicional de promoção, onde poderia ganhar um copo de cachaça com a aquisição dos três sabores do licor, além de um folder-presente.
Sucesso
1.250% foi o aumento da venda do Licor de Cachaça de Banana em abril durante a campanha, em comparação ao mês de janeiro do mesmo ano. Já em fevereiro, 834%, e em março, 417%.
Para o Licor de Cachaça Creme, o aumento em abril em relação aos meses anteriores foram: janeiro, 480%; fevereiro, 1200%; março, 600%.
E no Licor de Cachaça Melaço, os números comparativos foram iguais para os três meses, tendo um aumento mensal nas vendas de 600%.
Em média, somando os três primeiros meses do ano com o mês de abril (época da ação), os números mostraram o seguinte crescimento:
- Licor de Cachaça de Melaço: 600%
- Licor de Cachaça de Banana: 228%
- Licor de Cachaça Creme: 218%
A Campanha
“Licor de Cachaça – Sempre um bom motivo” foi o tema da campanha de marketing de reposicionamento deste produto Brunholi. Mostramos que o brasileiro sempre arruma um bom motivo para tomar uma cachaça. Ela é brasileira e companheira. Doce, mas leve. Enfim, ela e o brasileiro são como irmãos, comparsas.
Para as peças, utilizamos frase que mostravam bons motivos para degustar o licor de cachaça Brunholi:
Além dessas peças, foram desenvolvidas outras artes com dicas de receitas para utilizar todos os produtos.
Uma das ações interessantes foi no próprio PDV. As pessoas que compravam o produto, ganhavam (AINDA PODEM GANHAR) um cartão presente com frases que associavam diversos tipos de amigos aos produtos
- Amigo que fica rico: cachaça creme
- Amigo que fica apaixonado: cachaça melaço
- Amigo que vira palhaço: cachaça de banana
Sou jornalista de formação, o que despertou minha paixão pela escrita, pelo conteúdo e pela investigação dos fatos. Sou comunicador por profissão, o que me fez aprender o poder das palavras e o impacto que elas podem ter.
Com esses dois pilares, me tornei um entusiasta da comunicação interna, comprometido em fazer a diferença na vida do nosso maior ativo: as pessoas!"
Ah, e como curiosidade, sou apaixonado por gastronomia e, sinto que através dela, expresso meu amor pelo mundo.
Hoje, estou como Diretor de Atendimento na Agência io!