Desenvolver uma estratégia de visibilidade online é uma das primeiras atividades que você deve fazer para destacar o seu site, para isso, você pode recorrer às técnicas de SEO. E as ferramentas de SEO são meios de ajudar você a rankear as páginas de seu site nas primeiras posições de resultados de pesquisas realizadas em mecanismos de busca.
Existem centenas de ferramentas de SEO no mercado. Para ajudar você a conhecer e possivelmente escolher uma ferramenta braço direito nas suas otimizações, vamos agora citar algumas delas.
AdWords
O AdWords é uma ferramenta gratuita do Google que permite a pesquisa de palavras-chaves e construção de campanhas de pesquisa pagas.
No Keyword Planner você consegue checar o volume de busca de qualquer palavra-chave, além de também obter várias sugestões de keywords baseadas nas palavras-chave que você já tem.
Você também pode conferir algumas informações mais específicas, como o nível de competitividade da keyword. Porém é importante enfatizar que, por se tratar de uma ferramenta de compra de mídia, informações como essas serão baseadas nos critérios desse nicho e não nos de SEO. Podem, portanto, servir para dar uma noção generalizada.
Übersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta para pesquisa e análise de palavras-chave. Totalmente gratuita, a plataforma permite ao usuário definir os melhores termos para alcançar melhores resultados de uma página tanto na busca orgânica quanto em anúncios pagos.
Nesta ferramenta você digita uma palavra-chave e ela irá listar de A a Z todas as possíveis sugestões baseadas nas intersecções das buscas.
É uma ótima ferramenta para ter insights de novas palavras-chave.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita e muito útil em pesquisas de palavras-chave. Ela não tem um foco em novas ideias de keywords, mas sim em extrair novas informações das palavras-chave que já constam no seu plano.
O Google Trends se destaca em:
- Evidenciar sazonalidades de busca para uma determinada palavra-chave;
- Comparar o volume de busca de até 5 keywords de uma só vez, dentro de um período pré-determinado;
- Ver a distribuição de busca de uma keyword por regiões (país, estado, cidade).
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta bem importante para qualquer projeto de site que você venha a começar. A ferramenta auxilia bastante muitos itens importantes do on-page de um site.
O Google Search Console também funciona como um intermediador do motor de busca para o analista de SEO, avisando sempre que houver uma penalidade ou alguma outra notificação importante.
Google PageSpeed
A velocidade de carregamento de uma página é um dos principais fatores de rankeamento em mecanismos de busca.
O Google PageSpeed atua dando orientações pontuais para que seu site fique mais rápido!
A ferramenta é gratuita e bem fácil de se usar e é muito útil na otimização de velocidade do site. Ele para instruções voltadas especifica para desktop e mobile.
Link Explorer
A Link Explorer é uma vertente da ferramenta Moz. Ela é paga, mas possui uma versão gratuita limitada.
É uma ferramenta bastante usada para verificar duas métricas muito importantes em SEO: autoridade da página e autoridade do domínio.
Ela também possui uma vertente voltada para redes sociais, disponibilizando números como:
- Facebook: Dados relacionados a compartilhamentos e curtidas;
- Twitter: Dados relacionados aos tweets;
- Google Plus: Dados relacionados a +1;
- informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta de SEO gratuita mais conhecida pelos profissionais de SEO.
Sua principal função é coletar dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos por meio de códigos de rastreamento e organizar essas informações em relatórios diversificados.
Além de disponibilizar ricas análises de tráfego, a ferramenta auxilia webmasters na otimização de páginas, na condução de testes e na tomada de decisões em negócios e estratégias de Marketing. pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo
UpCity’s SEO Report Card
Essa ferramenta de SEO é gratuita e focada na comparação entre seu site – e páginas – e seus concorrentes.
UpCity’s SEO Report Card possui funcionalidades como análise de Link Building para identificar os sites que apontam para seus conteúdos.
Além disso considera elementos como:
- velocidade de carregamento do site;
- o nível de autoridade do seu site;
- relatório com quantas páginas do seu site foram indexadas pelos mecanismos de busca, e mais.
Ferramenta de SEO – Plugins
Os dois plugins de SEO que serão mencionados são para a plataforma WordPress. Vamos falar do plugin Yoast SEO e do All in One SEO Pack.
Os dois plugins são bastante usados por aqueles que possuem blog em WordPress e querem manter o blog e seus posts sempre otimizados em SEO.
Agrupando as funcionalidades dos dois, é possível:
- Fazer redirecionamentos 301;
- Configurar modelos de Meta Description;
- Configurar modelos de Meta Title;
- Verificar se o texto está otimizado para a palavra-chave foco;
- Receber dicas úteis de SEO;
- Bloquear indexação de sessões específicas do WordPress;
- Fazer breadcrumbs e otimizações de links internos;
- Acessar o arquivo .htaccess para edições;
- Trabalhar com canonical tags;
- Dentre outras funcionalidades.
Não existe maneira fácil de colocar seu site no topo da lista dos mecanismos de pesquisa.
O que pode ser feito é implementar uma estratégia confiável, acompanhar se resultados e reavaliar sempre que possível.
Ao combinar esse método com várias ferramentas de SEO, você terá o conhecimento básico para atingir os melhores resultados.
Formada em Publicidade e Propagando pela Uninove, possui cursos de especialização em html5, css3, Inbound Marketing e RD Station.