47% dos jovens da chamada Geração Z, entre 18 e 24 anos, não realiza o controle das finanças pessoais. Considerados os primeiros nativos digitais, disruptivos, autodidatas, com acesso a enormes quantidades de informação e recursos tecnológicos, ainda se mostram conservadores quando o assunto é dinheiro.
19% dizem que não sabem como fazer o controle financeiro enquanto 18% dizem ter preguiça e outros 18% culpam a falta de hábito ou disciplina. 16% ainda diz que não controla os gastos por não ter rendimentos.
Por outro lado, 53% afirmam controlar receitas e despesa, e apesar de bastante conectados, o bloquinho de papel é a ferramenta escolhida por 26% deles para organizar o orçamento.
Oito em cada dez entrevistados garantem ter alguma fonte de renda (78%), enquanto 22% não têm rendimentos. Dos 52% que possuem algum dinheiro guardado, a maioria ainda investe em opções pouco ou nada rentáveis: 53% deixa os valores na poupança, 25% guardam em casa e 20% na conta corrente. E você, o que acha do comportamento dos jovens em relação às finanças?
Fonte: pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que integra o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), firmado entre o Sistema CNDL e o Sebrae.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.