Minimalismo e publicidade parecem não combinar à primeira vista. O termo surgiu como movimento artístico, cultural e científico. Hoje, enquanto movimento de estilo de vida, é encabeçado por nomes como os chamados The Minimalists, autores de livros e de documentários da Netflix, esta filosofia se posiciona contra a publicidade que quer vender qualquer coisa a qualquer custo o tempo todo.
Enquanto design e movimento estético, o Minimalismo, por sua vez, é bastante adotado em embalagens e web design muitas vezes como estratégia de… consumo, é claro. O ponto é que com pandemia e “novo normal” faz sentido que os consumidores voltem a atenção para o que mais importa, valorizem detalhes e coloquem a qualidade do que consomem acima da quantidade de bens que desejam possuir desenfreadamente.
É nesse cenário inesperado que Minimalismo e publicidade convergem. Aqui na io! acreditamos que é possível criar uma publicidade com propósito, que não estimula o consumo por si só. Afinal, acreditamos na capacidade do público de decisão e ponderação sobre o que consomem, do conteúdo aos produtos e serviços. No design, a estética minimalista se reflete em paleta de cores enxuta, textos como elementos gráficos e grande uso dos espaços negativos.
Colocar-se no lugar do consumidor é fundamental. Cada vez mais busca-se praticidade, objetividade e eficiência. O minimalismo ajuda a direcionar a mentalidade para o estritamente necessário e a descartar o que está em excesso, seja na experiência do consumidor ou na embalagem do produto final.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.