O Endomarketing em Tempos de Pandemia é algo muito importante a se pensar. Antes, já vimos aqui o que é o endomarketing e como ele pode ser utilizado pelas empresas. Porém, a pandemia global de coronavírus impactou todos os trabalhos em diferentes escalas, e o mesmo aconteceu com o endomarketing. Como, então, manter as iniciativas de endomarketing com eficácia e bons resultados, mesmo durante uma pandemia global? Como manter a equipe motivada, alinhada aos propósitos da empresa e com foco nos resultados?
Reinventando as ações de endomarketing na pandemia
Assim como aconteceu com diversos setores da economia e formas de trabalho, as estratégias de endomarketing também foram massivamente levadas para o digital. Perante a impossibilidade de realizar eventos e treinamentos presenciais, o online veio com tudo para suprir essa necessidade.
Nem a pandemia consegue conter o endomarketing: é possível implementar estratégias criativas para a comunicação interna mesmo no home office.
Seguem algumas sugestões da Agência io! para repensar o endo em tempos de pandemia:
- Investir nas redes sociais como ferramentas de conexão entre a equipe
- Incentivar a capacitação profissional e a busca contínua por aperfeiçoamento do time, auxiliando na conquista de certificações profissionais
- Demonstrar valorização e reconhecimento através da apresentação de cases de sucesso e de profissionais de destaque na equipe
- Implementar um programa de bonificação por desempenho
- Promover eventos de integração como comemorações e momentos de trocas de conhecimentos para desligar momentaneamente das demandas profissionais
- Estabelecer um plano de carreira sólido e assegurar que todos tenham conhecimento sobre ele
- Estimular que a equipe se envolva em iniciativas solidárias e voluntárias na comunidade
- Demonstrar a real preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores, garantindo que tenham os materiais e ferramentas necessários para realizar seus trabalhos remotamente
Em um momento de incerteza, as ações de endomarketing mais necessárias e certeiras são aquelas que demonstram para o time que a empresa está oferecendo o apoio que o momento pede. É preciso adotar uma postura de acolhimento e empatia e cada organização precisa encontrar suas próprias estratégias, pois não há uma fórmula para momentos sem precedentes como o que estamos vivendo.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.