Se tem um público que cresce no país, é o das pessoas acima dos 60 anos de idade. Há mais de 50 milhões de idosos no Brasil e a expectativa de vida continua crescendo. Atualmente ela é de 73 anos para homens e 80 anos para mulheres.
⠀
Este público movimenta 1,6 trilhão de reais anualmente e a previsão é de que até 2034 os 65+ representem 15% da população nacional. O problema é que hoje eles não se sentem representados nas mídias: 76% não se identifica com propagandas e 81% acredita que a publicidade deveria retratar melhor a diversidade etária.
⠀
Um a cada quatro brasileiros acima de 60 anos tem acesso à internet. Eles formam o grupo que mais cresce entre os usuários da rede mundial de computadores e também o que mais cresce no Facebook. O que falta, então, para que esta população com poder econômico, representatividade quantitativa e presença digital seja melhor representada?
⠀
Falta uma conexão com a nova realidade. Séries como Grace&Frankie (Netflix) e programas como o novo The Voice+ (Globo) já perceberam isso e ajudam a combater o etarismo – ou o preconceito com os mais velhos. Melhorar a representação do público 60+ aumenta a longevidade, inclusive, das próprias marcas.
⠀
Se tem um público que cresce no país, é o das pessoas acima dos 60 anos de idade. Há mais de 50 milhões de idosos no Brasil e a expectativa de vida continua crescendo. Atualmente ela é de 73 anos para homens e 80 anos para mulheres.
⠀
Este público movimenta 1,6 trilhão de reais anualmente e a previsão é de que até 2034 os 65+ representem 15% da população nacional. O problema é que hoje eles não se sentem representados nas mídias: 76% não se identifica com propagandas e 81% acredita que a publicidade deveria retratar melhor a diversidade etária.
⠀
Um a cada quatro brasileiros acima de 60 anos tem acesso à internet. Eles formam o grupo que mais cresce entre os usuários da rede mundial de computadores e também o que mais cresce no Facebook. O que falta, então, para que esta população com poder econômico, representatividade quantitativa e presença digital seja melhor representada?
⠀
Falta uma conexão com a nova realidade. Séries como Grace&Frankie (Netflix) e programas como o novo The Voice+ (Globo) já perceberam isso e ajudam a combater o etarismo – ou o preconceito com os mais velhos. Melhorar a representação do público 60+ aumenta a longevidade, inclusive, das próprias marcas.
⠀
Fontes: IBGE, Pnad Contínua, Instituto Locomotiva, Pesquisa Tsunami 60+, SeniorLab.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.