Em dezembro de 2017, a equipe composta por social media, criação e planejamento da io! comunica desenvolveu uma campanha denominada “Enquetes” para o cliente Dr. Fabrício Pandini. O objetivo era entender o perfil do público, buscar engajamento dos usuários e utilizar novas ferramentas das mídias sociais.
O cliente é otorrinolaringologista e realiza mais de dez procedimentos estéticos faciais. Diante a diversidade do trabalho do Dr. Fabrício, a campanha possibilitou entender qual é o interesse da maior parte do público da página e, assim, trabalhar de forma assertiva baseado nas respostas que recebemos. É uma conversa direta e próxima entre social media e usuário. Sendo assim, utilizamos duas mídias: Facebook e Instagram.
As duas redes sociais de Mark Zuckerberg lançaram a opção de enquete há alguns meses. No Instagram, o usuário é convidado a responder a perguntas através do Stories, com apenas duas opções de respostas.
A enquete do Facebook também tem apenas duas alternativas de respostas, contudo, há a opção de colocar GIF no item a ser votado.
Além dessa ferramenta ter um resultado muito bom, ela ainda disponibiliza o resultado.
O que isso nos ajudou com o cliente?
Percebemos que na hora de fazer uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz), os usuários levam em consideração o preço, contudo, a maioria pagaria mais para garantir que fosse operado por um profissional de confiança; também percebemos que a página tem mais fãs interessados em rinoplastia do que em otoplastia (cirurgia em orelhas de abano). Além do resultado das enquetes, esta campanha trouxe um maior número de engajamento, já que muitas pessoas comentavam para explicar sua resposta, ou entravam em contato por inbox/direct.
As mídias sociais frequentemente estão se atualizando e oferecendo novas ferramentas para as páginas. Através disso, a io! comunica abusa da #EstratégiaCriativa e utiliza todos os meios para que os clientes cresçam.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.