Clubhouse, podcasts, áudios velozes no WhatsApp. Nunca se ouviu tanto – e ao mesmo tempo parece que escutamos tão pouco.
Até o rádio, que parece tão vovô dos áudios, teve um aumento de 23% no consumo durante a pandemia de Covid-19, segundo o IAB. Ele ainda é a plataforma de maior alcance nos EUA, segundo a Nielsen, atingindo 92% das pessoas.
O áudio é resiliente em seus formatos e atravessa gerações sem se deixar abalar – e se reinventando, como no caso dos podcasts. Plataformas de áudio em streaming não param de ver seus assinantes aumentarem, como o app sueco Spotify, que registou 27% de crescimento no índice anual, chegando à marca de 345 milhões de usuários ativos no último trimestre de 2020 .
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de podcast. E você, consome conteúdos em áudio? O que pensa desse insight?
Fonte: Listen Notes, Wall Street Journal, Pod PESQUISA 2020
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.