Você já ouviu falar no Marketing One to One? É uma ferramenta utilizada para manter a comunicação com o consumidor ainda mais personalizada. Ela surge, justamente, da necessidade de atender o consumidor que está cada vez mais exigente e busca uma relação mais pessoal e duradoura com as empresas com as quais se relaciona.
Dessa forma é preciso que as empresas entendam como o marketing de um para um funciona e como ele pode ser a virada de chave ideal para satisfazer as necessidades de seus clientes. Essa comunicação pode ser uma aliada poderosa em um mercado altamente competitivo.
O Marketing One to One nasce em um momento onde a empresa precisa apreender as preferencias de cada consumidor, valorizando suas caracterizas únicas e suas exigências em relação ao produto/serviço oferecido, colocando esse cliente como uma peça fundamental para o sucesso do seu negócio.
Os consumidores que têm suas preferências atendidas e compreendidas pelas empresas se tornam mais que simples clientes, mas sim parceiros e defensores do negócio. Não é à toa que as pessoas frequentam sempre os mesmos lugares quando escolhem almoçar fora com a família, comprar uma peça de roupa ou sair com os amigos. Para clientes exigentes o preço ou qualidade do produto/serviço não é o único fator decisivo na hora da aquisição, mas toda a experiência de compra desde o atendimento até o pós-venda.
Essa mesma necessidade se aplica também ao digital, uma vez que a presença online se intensificou nos últimos anos (principalmente durante a pandemia). Por isso no marketing digital é indispensável que as empresas mantenham essa linha estratégica, afim de fidelizar seus consumidores e tornar sua marca cada vez mais forte no ambiente online.
Aplicar essa tática no digital ajuda a segmentar o público-alvo, possibilita criar uma comunicação personalizada e pessoal, agrega valor a compra oferecendo mais produtos/serviços, aumentando assim o ticket médio da empresa. Além de fidelizar o consumidor fazendo com que ele propague a marca para outras pessoas.
Para o cliente WCA Brasil aplicamos a estratégia para o produto Calculadora Facilities, afim de personalizar a comunicação com os prospects que se cadastraram em um primeiro momento no site. Como a venda de serviços geralmente tem uma jornada de compra maior, o ideal é manter a empresa próxima ao cliente. Nesse projeto abordamos diversos canais de comunicação personalizando a mensagem para cada lead novo. Aplicamos um funil de emkt especifico, além de anúncios em InMail no Linkedin e anúncios de RMKT pela rede de display do Google. A comunicação foi pensada sendo um para um, a empresa falando diretamente com a pessoa interessada no serviço.
Para que o Marketing One to One seja aplicado com eficiência é preciso que os dados desses clientes sejam coletados e analisados afim de entender quais são suas preferencias e necessidades. Essas informações podem ser coletadas e compiladas em relatórios mensais gerados através das redes sociais, ferramentas de emkt, pesquisas de mercado, entre outras ferramentas de analise de dados. Por fim, os especialistas retiram insights que podem ajudar a desenvolver essa comunicação personalizada.
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