Cliente insatisfeito? Veja esses 10 passos para uma relação de sucesso!
Quando falamos de mercado, lembramos que hoje em dia temos clientes muito exigentes com serviços e produtos.
Quem ignora esse fato, acaba perdendo uma grande oportunidade de melhorar a sua relação com o cliente, podendo trazer insatisfação para ambas as partes.
Ser referência no mercado vai muito além da qualidade de um produto. Se o foco principal da sua empresa for o cliente, mesmo que com todas as exigências propostas esteja difícil, aqui você vai encontrar alguns passos que podem te auxiliar nessa jornada.
1- Trate seus clientes como você gostaria de ser tratado
Essa é uma das primeiras lições básicas de um ótimo relacionamento com o cliente. Entenda sua dor, seja empático e prestativo.
2- Atendimento omichannel:
Seu atendimento precisa ser prático e prestativo. Omichannel é uma estratégia de utilizar vários canais para atender essas necessidades e demandas. Investir é sucesso!
3- Estimule o bem estar de seus funcionários.
Se você é um bom gestor e sabe como promover a satisfação de seus colaboradores, consequentemente isso irá refletir na satisfação de seus clientes.
4- Ações x Dados
Colete dados e os utilize ao seu favor. Faça pesquisas que possam servir de soluções e estratégias novas para seu negócio. Coletar, analisar e reagir.
5- O que seu cliente realmente necessita?
Conhecer seus clientes é a principal regra para medir essa satisfação. O que o cliente deseja? O que o cliente precisa? É preciso paciência e entendimento para trazer a melhor resposta.
Caso a demanda for muito exigente, deixe esse cliente partir.
6- Analise as avaliações dos clientes
Após consumir o seu produto, não demora muito para que seu cliente coloque sua opinião a prova. Hoje em dia essa opinião pode ser compartilhada com milhares de pessoas através do exemplo das redes sociais. Observe essas opiniões e veja qual melhor estratégia de venda traçar.
7- Mensagens personalizadas
Todo cliente gosta de ser lembrado, seja em datas comemorativas ou especiais como aniversário. Uma mensagem personalizada para ambos os casos pode trazer um diferencial para a sua empresa de outras do mesmo nicho. Programar esse tipo de mensagem é um ponto positivo nessa relação de sucesso.
8- Temido tempo de espera e satisfação
Ninguém gosta de esperar, não é mesmo? Ser ágil e prestador nesse processo é fundamental para melhorar esse relacionamento. O cliente precisa encontrar canais eficientes e soluções práticas para resolução dos seus problemas. É fundamental o investimento nessa área.
9- Utilize o Benchmarketing
Benchmarketing nada mais é do que observar e estudar a concorrência.
Observando as práticas de outros concorrentes, você pode melhorar vários aspectos dentro da sua empresa. Aquilo que a outra empresa pratica de certo ou errado vira exemplo na prática.
10- Use o CSAT
O CSAT, ou Customer Satisfaction Score, é um método usado para avaliar e entender as necessidades e experiências de seus clientes.
Na prática: sabe quando consumimos um produto no ifood e temos que dar uma avaliação de 0 à 10? É basicamente essa avalição que você deve aprimorar ao seu negócio para medir as métricas de um bom relacionamento e satisfação.
Se o foco da sua empresa for na cultura de satisfação dos clientes, um processo extenso de análise deverá existir para que cada passo seja concretizado de uma forma eficiente.
Hoje em dia temos empresas que focam na experiência e sucesso do clinte que podem ser inspirações como o Ifood, a Amazon a Nubank, por exemplo.
O importante para que essa mudança aconteça é dar o primeiro passo, focando nos seus colaboradores e principalmente clientes. Estude comportamentos, faça pesquisa, crie pesquisas e métricas, tenha sucesso. Uma boa jornada te espera!
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