Não é de hoje que a gamificação faz parte do mundo dos negócios. A cada dia, novas e excitantes maneiras de interagir mudam a forma como nos relacionamos com nosso público, seja ele o cliente final ou os próprios colaboradores.
Apostando na lógica dos jogos, a gamificação tornou-se uma forma inteligente de engajar pessoas em torno das mudanças comportamentais: os gatilhos mentais, a diversão, os estímulos e, claro, uma dose saudável de competitividade, são formas de aproximar clientes e colaboradores dos processos da empresa.
Mas será que empresas tradicionais podem se beneficiar da gamificação em ações de endomarketing?
Quando recebemos o convite para criar uma campanha de endomarketing com foco na divulgação do Programa P3J da Prensa Jundiaí, enxergamos a possibilidade de uso da gamificação tanto na produção dos materiais da campanha quanto nos conteúdos de divulgação em mídias sociais. Dá só uma olhada em como isso aconteceu!
O desafio
De forma simplificada, o Programa de Performance de Projetos Jundiaí foi criado para estabelecer metas de produtividade e melhorar o desempenho de toda a equipe com base na filosofia de gestão Lean. Com isso, seria possível fortalecer a sinergia entre as operações da empresa, proporcionando um ambiente de trabalho mais ágil, dinâmico e seguro aos colaboradores, com benefícios que extrapolam a produção fabril em si e que atingem o nível de mudança comportamental e de mudança de cultura.
A metodologia Lean propõe a redução de 8 desperdícios. São eles:
- Fluxo Contínuo
- Controle de Estoques
- Conhecimento da Equipe
- Fim dos deslocamentos desnecessários
- Redução do Tempo de Espera
- Eliminação de processos desnecessários
- Fim dos defeitos e retrabalho
- Otimização do Transporte
Com esses objetivos em mente, criamos 8 adesivos para serem colados nas máquinas das equipes que conseguiram solucionar cada um dos problemas. O objetivo final seria o de completar todos os desafios e se tornar mais eficiente.
Todo o planejamento da campanha, dos conteúdos e criação foram baseados nos principais valores do Programa de Performance de Projetos Prensa Jundiaí e do Lean Manufacturing: mudança, integração, fluxo contínuo e otimização.
Essa foi apenas uma das ações propostas, mas que demonstra como é possível utilizar a gamificação de forma simples: sem uso de tecnologia.
E então, como você cria e dissemina os valores da sua empresa para seus colaboradores? Que estratégias utiliza para manter sua equipe envolvida com os processos do seu negócio?
Estabelecer uma nova cultura é um processo contínuo, que exige reforço constante e a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para celebrar o sucesso individual e coletivo de seu time! Conte com a io! para elaborar o planejamento de suas campanhas de endomarketing.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.