O Burnout é um tema que vem sendo abordado muito atualmente, mas você sabe o que quer dizer?
“Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Esgotamento físico e mental.” – Fonte: Ministério da Saúde
Infelizmente é cada vez mais comum você descobrir que alguém próximo a você está passando por uma situação dessas: a vida corrida, com jornadas intermináveis e pressão vindo de todos os lados pode nos encaminhar para a exaustão facilmente, mas a nossa própria rotina pode nos salvar!
Na maioria das vezes, é comum a pessoa acreditar que a única solução para se livrar ou evitar um Burnout é trocar de emprego, porém nem sempre essa é a saída, considere primeiro mudar seus hábitos.
Atitudes simples que podem nos ajudar a evitar uma crise de Burnout:
APRENDA A DIZER NÃO
Tudo bem, essa atitude não é simples para a maioria das pessoas.
Por medo de magoar, contrariar e até mesmo não ser aceito, acabamos dizendo SIM para tudo e quando percebemos estamos envoltos em milhares de responsabilidades, que nem são nossas.
“Não é meu circo, não são meus macacos.”*
Não é sobre ser uma pessoa ruim, é sobre se colocar como prioridade.
Se você não puder ajudar neste momento, fale e se a pessoa se irritar, paciência.
Siga cuidando das suas tarefas.
APRENDA A DELEGAR
Quantas coisas você faz que outra pessoa poderia fazer?
Não centralize tudo em você, principalmente se você olhar no fundo e reconhecer que faz isso por medo de ser substituído.
Gaste energia com aquilo que você precisa fazer e dê o seu melhor.
Confie que os outros farão o mesmo.
QUANDO ESTIVER DE FOLGA, DESCANSE
Você vai folgar um dia a mais neste mês, mas já programou mil tarefas (a maioria de responsabilidade de outras pessoas) para fazer. Quem nunca?
Mas você precisa parar.
“Como vou parar tendo mil coisas para resolver?”
Se você tiver um problema de saúde, vai precisar parar de qualquer jeito, então respeite os seus limites.
Diga não. Delegue. Descanse.
TENTE ABRIR MÃO DO PERFECCIONISMO
Quantas coisas você deixa de fazer, ou finalizar, porque busca sempre a perfeição?
Pessoas perfeccionistas tendem a acumular tarefas inacabadas e imagine que cada uma dessas tarefas é um alfinete cutucando a sua mente: em algum momento você vai “surtar”.
Dê o seu melhor e finalize.
ENCONTRE UM ESCAPE
O que você gosta de fazer para se divertir?
Como é a sua vida fora do trabalho?
O que é que te faz esquecer da vida difícil?
O que é que você faz que te deixa alegre?
A vida pode ser muito mais leve se conseguirmos encontrar motivações e essas só dependem de nós mesmos.
FAÇA CAMINHADAS
O exercício faz diferença de forma completa em nossa vida, deveria fazer parte da rotina de todo mundo! Quando você faz uma caminhada por um parque, por exemplo, o seu corpo libera hormônios como a endorfina, que te ajudam a relaxar e combatem o estresse. Não tem como sair para caminhar ao ar livre? Caminhe dentro da sua casa, mesmo que seja dentro de um pequeno espaço, o pouco já é melhor que nada.
MANTENHA A SUA MESA DE TRABALHO ORGANIZADA
Essa dica aqui é especialmente para quem tem TDAH: o local onde trabalhamos precisa estar organizado na medida do possível, dessa forma conseguiremos ter espaço adequado para pensar sem nada desviando a nossa atenção.
Evite celular ou qualquer outra coisa sobre a sua mesa que possa ficar interrompendo o seu fluxo de trabalho, às vezes até o barulho de um relógio pode te gerar um desgaste!
Antes de encerrar o dia lembre-se de organizar seus papéis, canetas, anotações e deixe a sua mesa sempre limpa, no dia seguinte você vai começar a trabalhar com mais energia, pode reparar!
USE UMA AGENDA
Mentalize aqui! Imagine um copo de 350ml de água: a cada nova tarefa/responsabilidade que aparece para você, você deposita neste copo 10ml de água.
Em um determinado momento este copo vai começar a transbordar e não vai ter como recuperar aquilo que foi perdido… é assim com a nossa mente! Ela tem um limite, quando usamos todo o potencial dela, vem o Burnout!
Ter uma agenda e usá-la vai te ajudar a tirar do seu copo a água que não precisa estar ali.
É o mesmo sentido do “delegar tarefas”: use a sua energia com aquilo que é necessário.
CRIE LIMITES PARA VOCÊ MESMO
Estabeleça um horário de trabalho! Crie uma rotina para determinar o horário do seu sono, o horário de se divertir e até de não fazer nada. Sabemos que rotinas podem ser chatas, mas elas também nos ajudam a equilibrar a correria do dia para que possamos ter uma vida mais leve!
Ninguém é de ferro, você merece ser feliz, ficar bem, cuidar de você.
A vida pode ser mais leve, compartilhe, peça ajuda, faça amigos, sorria!
Que setembro possa deixar a sua vida cheia de motivos para florescer!
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*Ditado atribuído aos poloneses, porém também aos ingleses.
A sua primeira formação é técnica em Gestão Empresarial, pelo SENAC Jundiaí, lá ela conheceu o Marketing e se apaixonou, indo para o UniAnchieta logo em seguida, onde se formou em Marketing, no ano de 2011, desde então atua na área, prestando serviços de consultoria para pequenos negócios, dando aula e também tendo negócios próprios; essa experiência a capacita para atuar em diversos segmentos dentro do mercado de trabalho.