O papel de influenciador digital não está restrito a pessoas: cada vez mais as marcas também estão atuando nesse sentido. Empresas que produzem conteúdo e possuem espaço e credibilidade no setor em que atuam podem se tornar Brandcasters, termo que surge após o broadcast – papel realizado unilateralmente pelas mídias de massa – e o socialcast – a disseminação da informação pelas mídias sociais, comumemnte realizada por influenciadores.
⠀
O Brandcast surge quando as marcas passam a difundir seus conteúdos em mídias sociais e/ou próprias que antes seriam publicados por veículos tradicionais. As marcas passam a ser também influenciadoras digitais, aplicando estratégias adotadas pelos influencers “pessoa física” em seu plano de ação enquanto “pessoa jurídica”. Esse papel dispensa a interferêmncia de terceiros e a necessidade de intermediários e consolida a marca como produtora própria de conteúdo, aproximando-a do público.
⠀
É preciso ter estrutura e planejamento para elevar uma marca ao nível de Brandcaster, pois é preciso oferecer conteúdo relevante com frequência e consistência, além de ter um posicionamento de mercado bastante claro. Isso inclui se posicionar sobre temas atuais e causas sociais e entender que, nas redes, a atuação é multilateral e, a resposta do público, imediata.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.