Sempre inovando, a Vinícola Castanho desenvolveu um novo espumante, o Castelo de Águas. Nós, da Agência io!, ficamos responsáveis pelo desenvolvimento do nome e rótulo que nas próximas etapas serão desmembrados para as criações de divulgação online e offline.
O novo produto não fará parte da família de espumantes “Serra dos Cristais”. Este lançamento tem como público-alvo pessoas que gostam de celebrar momentos além do final do ano, onde ocorre a maior venda de espumantes.
A escolha do nome: Jundiaí em foco
Como nomear um produto da vinícola que faz parte da Rota do Vinho de Jundiaí (um circuito de turismo rural que valoriza a tradicional produção da Terra da Uva)? Colocando a cidade em foco. Buscando uma marca de regionalidade que faz a cidade ser reconhecida e admirada. Estas premissas foram nossas guias.
Assim, a io! fez uma pesquisa dedicada a encontrar algo que representasse bem essa ideia. Ao aprofundar nas características que abrangem as belezas e particularidades da Serra do Japi, chegamos ao nome “Castelo de Águas”.
Esta expressão foi usada pela primeira vez por naturalistas europeus e citado no documento de tombamento da Serra do Japi pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) em 1983.
Castelo de Águas virou uma espécie de “apelido” da Serra do Japi por simbolizar a impressionante riqueza hídrica encontrada na região por meio de uma variedade de nascentes, córregos, cachoeiras, etc. São quedas d´água que não só embelezam esse pedaço preservado de Mata Atlântica no interior de São Paulo, como agrega ao poder do solo fértil da região.
E para coroar o lançamento do novo espumante, feito com a uva Niágara (um tipo de uva típica da cidade), fechamos a escolha do nome no termo que remete ao poder de nossas águas, que anda ao lado da fertilidade das nossas terras, lembra a incrível produção de nossas uvas e acompanha os excelentes produtos da Castanho.
A escolha do rótulo: frescor com o público-alvo
A vinícola é conhecida por rótulos minimalistas e refinados, mas, como neste caso o nosso público será de pessoas mais jovens (na faixa etária de 20 a 45 anos) e que, no primeiro momento, não estão dispostos a comprar os espumantes mais caros, seguimos com o foco criativo oposto da linha dos demais produtos, onde abusamos das cores vibrantes.
Por ser fabricado com uvas que são plantadas em solo jundiaiense, a utilização da fonte manuscrita remete ao artesanal e, apesar de ser um espumante com menor valor agregado, ele também é produzido com os mesmos cuidados.
A combinação do verde e azul remetem à vitalidade, liberdade e frescor, sensações que também são transmitidas pela correnteza e linhas das montanhas.
Como citado anteriormente, este lançamento não faz parte da linha “Serra dos Cristais”, mas para criar identificação reimaginamos a iconografia da serra, mas desta vez com preenchimento e mais viva.
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