O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data delicada de se “comemorar”, pois não se trata de um dia feliz, mas sim de uma lembrança de anos e anos de discriminação, preconceito e crimes históricos contra a população negra brasileira.
Consciência Negra é uma expressão que diz respeito à sabedoria sociocultural e histórica que os negros possuem de si próprios e de sua ancestralidade. É uma data de reflexão de luta contra todo tipo de desigualdade social proveniente de uma herança de discriminação racial.
Tendo isso em mente e considerando que Diversidade e Coletividade são valores da Agência io!, pensamos em como poderíamos comemorar a data nas nossas mídias sociais, unindo informação, publicidade, criatividade e o motivo para a data existir, para começo de conversa.
Nossa ideia foi mostrar invenções importantes, utilizadas por todos cotidianamente, que foram criadas por pessoas negras. Assim, valorizamos o trabalho destes inventores e mostramos que criatividade não tem cor!
Caneta, microfone, videogame, 3D e máquina de escrever são apenas algumas criações de grandes mentes negras da história. Selecionamos algumas das mais relevantes para a área da comunicação, para alinhar ao setor de atuação da Agência.
A identidade visual da campanha foi feita em cima da paleta de cores da Agência io!, utilizando vetores para mostrar os objetos criados pelos inventores.
A forma viva utilizada foi o círculo incompleto, que faz parte da identidade de marca da Agência. Essa campanha para as redes sociais tem o intuito de informar e de conscientizar sobre o preconceito racial, mostrando que, assim como a criatividade, o respeito e a dignidade não têm cor.
O posicionamento da io! sempre será pela igualdade, equidade e pela justiça social.
E a sua marca, como se posiciona? Mais que boas ideias, é preciso colocar em prática. Venha com a io! saber mais sobre estratégias criativas e soluções coletivas alinhadas à cultura da sua empresa.
A Agência io! atua em diversas frentes da comunicação: campanhas de marketing digital e jobs de publicidade, endomarketing, jornalismo corporativo, web e mídias sociais.