Somos essencialmente transparentes na agência Agência io!. Paloma e eu nos preocupamos com a equipe e temos uma grande satisfação de também oferecer um serviço vinculado diretamente com o RH, como o Endomarketing. Quando apareceu a oportunidade no Hacktown, já fomos na primeira: Novas Tendências e Inovação no RH, com Ludymila Pimenta, da RHlab. Então vamos para as tendências e avaliar o que você e eu estamos fazendo de certo/errado e como iremos resolver juntos!
O colaborador é um consumidor dos recursos humanos e isso faz como que a gente precisa entender quem é este profissional. Menos burocratização e mais agilidade por parte do RH, e maior autonomia para a equipe.
Engajá-lo é fundamental e já está batido. Então tenha isso como um “mantra”, como a própria Ludymila definiu. Dê voz para o colaborador em assuntos que possam influenciar diretamente o trabalho, a inovação e a produtividade.
Um termo muito utilizado recentemente é o Employee Experience, a jornada e o ponto de vista do colaborador. Como fazer para que ele atenda ao seu negócio de forma satisfeita? É apenas benefícios que ele está buscando? Por que ele escolheu a sua empresa e o que você ofereceu? Tenha cuidado com as expectativas. Não adianta preparamos ambientes criativos, colocar quadrinhos na parede. O seu colaborador está atrás de uma experiência memorável em todas as etapas. Se não atendermos às expectativas, o jogo se inverte e toda a dedicação planejada – e mal executada – se tornará um fardo para o RH e, consequentemente, para a organização.
Vamos falar agora de Employeer Branding e a famosa Proposta de Valor ao Colaborador (EVP). Em um resumo, Ludymila aponta: “mais do que salário e benefícios, o potencial candidato deseja ver o valor agregado, a imagem daquela organização no mercado e o que as pessoas falam dela.” E acho legal esse ponto, pois ele é o reflexo do início deste texto, quando falamos em colaboradores-consumidores. Quem é cliente, fala bem, defende, apoia. Estamos cuidando da nossa estrutura, da nossa essência, da nossa imagem? E, claro, o que de fato você está fazendo para o seu cliente interno?
Outro ponto levantado na palestra foi GiG Economy, termo que se refere aos contratos curtos ou frela. Como o RH irá repensar essa forma de trabalho? Como desenvolver talentos em espaço curto de tempo? Independentemente da área, é preciso criar novas formas de controle e confiança para que haja um equilíbrio de expectativas entre colaborador-empresa.
Perceberam que o termo “expectativa” está de volta?
O profissional de RH e o próprio departamento e sua Comunicação Interna têm desafios para aproximar do colaborador, como sempre teve. Mas, mais do que engajar, é preciso que as empresas evoluam. O ser humano está evoluindo mais rápido que as organizações e, consequentemente, tem o domínio sobre elas. Ele quer mais autonomia, menos burocratização, mais inovação. Ele é isso hoje. E a sua empresa? Como está nessa perspectiva?
Preparei uma série de textos sobre o Hacktwon. Veja outros aqui 🙂
- #1 Hacktown – A oportunidade de um evento exclusivo de inovação no Brasil
- #2 Hacktown – Como a tecnologia e os novos modelos estão mudando paradigmas
- #4 Hacktown – Conectando Pontos: o papel da facilitação em projetos
- #5 Hacktown – Novos Tempos exigem novas atitudes e um novo Modelo Mental
- #6 Hacktown – Growth Hacking: Táticas não convencionais para acelerar negócios
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduação em Administração em Marketing, é o diretor da agência io! comunica. Já fez diversos cursos de melhor desenvolvimento empresarial como Empretec e de especialização Google, e participou de eventos de marketing digital. Nos meios de comunicação, já passou por várias mídias como rádio, jornal, tv e revista. Na agência, trabalha com a área de Atendimento, e está em constante contato com os clientes, participa de todos os processos das campanhas, auxiliando nas áreas de Planejamento, Criação, Web e Social Media. Tem satisfação em influenciar os colaboradores para que façam um trabalho cada vez melhor e buscar o crescimento dos clientes. Usa a #EstratégiaCriativa olhando tudo à sua volta, buscando referências e arriscando.