Pra quem pensa que produzir um vídeo é simplesmente ligar a câmera, apertar o REC e pronto, está muito enganado.
Tudo começa com a pré-produção, onde você senta e reúne a galera envolvida para pensarem juntos (o trabalho de gravação precisa ser no mínimo em dupla, assumir riscos sozinho pode só atrapalhar). Nesse primeiro momento elabora-se a Ordem do Dia, um documento que engloba:
Proposta do vídeo/filmagem (isso é muito importante), onde é possível delimitar qual a mensagem a ser passada e formato que essa mensagem será transmitida (reportagem, entrevista, documentário, educativo, instrutivo, teaser, comercial, político, sorteio, evento, religioso, ufa) e pensar na ordem cronológica das coisas.
Cronograma de captação de imagens, embora você já tenha uma ideia de como quer contar a história do seu vídeo (ou seja, o começo, o meio e o fim), no dia da filmagem nem sempre tudo será filmado na ordem do vídeo, então o correto é tentar prever o que será mais fácil acontecer quando estiver no local, confirme os detalhes com os responsáveis, como horários de entrevistados, por exemplo (lembrando que as situações adversas estão nessa vida para atrapalhar mesmo, né!? Mas vá preparado).
Checklist dos equipamentos, tudo listado pelo menos com um dia de antecedência. Quanto mais complexa for a gravação, você vai ter que se ligar ainda mais nos detalhes. Tenha cases/bolsas apropriadas para carregar as coisas de forma organizada e que você consiga ver com mais facilidade. Imagine chegar no local com uma bolsa que a alça esteja rasgada, ou com os equipamentos quase caindo por falta de espaço.
Segue um modelo de Ordem do Dia que utilizamos na gravação do Evento de Outubro Rosa 2018 produzido pela io!. Você tem total liberdade para colocar os nomes dos envolvidos.
- Cliente:
- Proposta da filmagem:
- Equipe de filmagem:
- Locação:
- Telefones/contato:
- Data:
Cronograma de captação de imagens:
- Estrutura do local
- Montagem/bastidores
- Apoiadores
- Convidados chegando
- Coquetel/exposição (entre os painéis):
- Personagens e familiares
- Instituições
- Público
- Apresentação da Paloma/reação das pessoas
- Exibição do filme: personagens assistindo e outras pessoas do público
- Final (set em frente ao trem):
- Personagens e familiares
- Médicos
- Instituições
- Público (2 pessoas)
- Colaboradores da io!
Equipamentos (checklist):
Da agência:
- Aqui listamos tudo o que foi levado com as quantidades.
Obs.: Equipamentos emprestados
- Do Fornecedor X
Proposta de filmagem – Evento Outubro Rosa | |
Qual a intenção do vídeo? O que você vai filmar/gravar pra mostrar que o evento aconteceu? Devo pensar na edição? Defina a ordem do vídeo pra contar o que você quer. A proposta também servirá de lembrete) | Quais planos e movimentos de filmagem você vai escolher pra mostrar o que você quer? |
Gostou da dica? Se quiser produzir o seu vídeo aqui com a gente, é só entrar em contato!
Mas pra que ter tanto cuidado com as suas gravações?
Os vídeos são as ferramentas que mais impactam as pessoas nas redes sociais e, para a publicidade, quanto mais uma marca fica impregnada na memória do público, melhor. No Youtube, por exemplo, 1,5 bilhão de usuários acessam suas contas mensalmente, sendo que diariamente passam mais de uma hora por dia assistindo, sem falar no aumento no número de empresas que criam canais ou optam por criar vídeos e mais vídeos para tentar atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
No final das contas, quem tem (o melhor) conteúdo é rei!
Fique ligado porque logo, logo teremos outros textos aqui no blog da io com mais dicas de produções audiovisuais.
Planos e enquadramentos com a Renata
Movimentos da câmera e configurações básicas da câmera com a Julie.
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